Esquetes: do teatro para a mídia digital

Ana Lígia De Souza Mello
Tendências Digitais
1 min readMay 1, 2016

Esquetes, ou sketch, surgiram do teatro como uma forma rápida de apresentar peças como entretenimento eficaz ao seu público. Essa modalidade de apresentação clássica veio a se tornar uma das maiores tendências do YouTube.

Começou a se popularizar com o vídeo que satirizava (indiretamente) a prestadora de serviços de comunicação TIM. Nele, Fabio Porchat interpreta um integrante do Blue Men’s Group (conhecidos nacionalmente pelas propragandas atribuídas à TIM) tenta cancelar seu plano de dados com a operadora. Porém, cai nas mesmas frustrações já conhecidas e satirizadas pelo do atendimento ao cliente.

Produzido pelo canal Anões em Chamas, o vídeo conta atualmente com mais de 17 milhões de views, sendo o pontapé incial para a criação de diversos canais direcionado ao humor, usando de esquetes que apresentam histórias de forma rápida e dinâmica.

Atualmente, grande parte dos maiores canais do YouTube brasileiro se dedicam a trazer esse tipo de conteúdo, como os canais Porta dos Fundos, Barbixas, Parafernalha, Galo Frito, Canal Canalha e etc. o que ilustra a dinamicidade de informações como uma tendência atual, inclusive se tratando de questões de entretenimento, onde os usuários online adotaram as esquetes como sua forma preferida de lazer, adaptando-se a sua rotina de rápido fluxo de informações.

--

--