Experimentos Sociais no Youtube

Uma evolução das pegadinhas do Youtube, os experimentos sociais colocam pessoas frente a situações inusitadas (e difíceis) para ver qual é o comportamento delas.

Desde os primórdios da televisão, as pegadinhas rendem grandes cifras aos grandes nomes do horário nobre. Com o advento da Internet e da facilidade de se produzir algo de mesma qualidade de TV, somado ao custo menor e um retorno financeiro que compense, há um crescimento significativo de canais deste tipo de conteúdo no Brasil e no mundo. Como uma forma de diferenciação, alguns produtores (no mundo digital) mudaram o formato das pegadinhas e as transformaram em “Experimentos Sociais”.

Estes experimentos, em um de suas modalidades, colocam pessoas frente a situações inusitadas e “difíceis” com o objetivo de ver o comportamento de um número de pessoas frente a tal acontecimento. Pelo estilo descontraído e conteúdo atrativo este tipo de conteúdo tem gerado uma movimentação no Youtube e nas redes sociais de uma maneira geral. Os vídeos deste tipo com mais visualizações chegam a 50 milhões de visualizações — um número expressivo.

https://www.youtube.com/watch?v=Z_nuPlE2KU8 — roupa feita de dólares

Sem nenhum tipo de metodologia científica ou base em teorias da psicologia, estes experimentos mostram um reflexo do que a sociedade pensa e tem como valores. Este tipo de produção certamente se beneficia do Design Digital enquanto produção de um formato e conteúdo para vídeo. As técnicas de edição contribuem de forma significativa para que o conteúdo final fique com uma qualidade confortável para os espectadores.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.