Microblogs visuais

Laura Côrtes
Tendências Digitais
4 min readSep 20, 2018
Primeira versão do Instagram.

O Instagram, nomeado anteriormente por Burbn, foi criado em 6 de Outubro de 2010. Inicialmente o aplicativo desenvolvido por Mike Krieger e Kevin Systrom era disponibilizado apenas por usuários iOS e tinha um objetivo de postar fotos quadradas com filtros pré-determinados e a maneira de divulgação de seus posts era realizado através de hashtags (hoje em dia a utilização desse item ainda acontece porém apenas poucos usuários continuam com o hábito).

Na época do lançamento era difícil e inflexível por se tratar de um único tipo de dispositivo para utilizar, muito menos existia o site para visualização do feed. Com o passar do tempo, a empresa começou a investir em mais modificações para o produto, gerando mais opções de filtros, aumentaram o tamanho da fotografia que era postada (porém continuava sendo apenas quadrada) e assim ganhou destaque de o “melhor aplicativo do ano para iPhone”.

Em Abril de 2012, sentiram a necessidade de migrar para mais plataformas além da Apple, assim desenvolvendo o aplicativo para Android (o qual não tinha todas as vantagens de um usuário de iPhone mas ainda sim iria, finalmente, conseguir utilizar do aplicativo).

Primeira versão para Android do aplicativo.
Página inicial do aplicativo atualmente.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que ultrapassam a identidade inicial do aplicativo. Nele podemos postar fotos maiores que um quadrado, com a opção de editar completamente a iluminação, por exemplo, e não colocar os filtros pré-definidos como era a tendência anterior, existem stories que contam sobre o seu dia em pequenos segundos, existe publicidade de comércio e venda de produtos dentro do programa, existe a opção de postar vídeos e existe a opção “Explorar”.

Aba “Explorar”

A opção “Explorar” encontra-se no ícone de Lupa da barra inferior do Instagram. Lá existe a possibilidade de você pesquisar por alguém que você deseja (onde ficam sugestões de pessoas que o usuário pode se interessar e descendo a tela encontra-se a aba de “Recentes”, caso você pesquise alguém e clique no perfil da pessoa, o perfil fica registrado naquele local caso queira visitar novamente (existe a possibilidade de pesquisar por local, por hashtag e por pessoa). Também no mesmo local existe um feed de imagens e vídeos sugeridos conforme seus interesses de pesquisa e visualização junto com abas de outros assuntos como beleza, fitness, comida, viagem, quadrinhos, humor, arte, DIY, estilo, entre outros.

Segundo o site Ius Communicatio, é considerado um microblog aquele que possui as características de blog e rede social. Tal qual tem que ser otimizado, rápido, de até 200 caracteres.

Pinterest e Instagram.

A tendência digital relatada é considerada uma nova maneira de microblog pois pode ser encontrado matérias de moda, dicas de alimentação, notícias escritas por outros usuários e assim otimizando o tempo de quem quer apenas ler algo rapidamente ou apenas visualizar uma imagem. Um exemplo de outro site que utiliza uma maneira parecida com a do Instagram está o Pinterest, que tem uma proposta muito parecida por ser um feed de imagens e textos copiados de algum local e postados e procurados por meio de palavras-chave.

Hoje em dia, o Twitter está caindo em desuso, não está mais movimentado e popular igual antigamente então as pessoas estão buscando outras soluções para não ficar sem as práticas anteriores e ainda sim continuar postando e sendo atualizado sobre posts de amigos ou de usuários desconhecidos. A tendência migrando para outros veículos de comunicação traduz a possibilidade de novos aplicativos com ideias inovadoras que irão continuar com o escopo do projeto microblog, mas desenhando seu próprio projeto como exclusivo.

--

--