Facerig

Alisson Yamagishi
Tendências Digitais
2 min readNov 22, 2017

Com o sutil crescimento dos Youtubers Artificiais, como as animações, ganhando o seu espaço, o uso da tecnologia Facerig surgiu como forma de criação para esse tipo de conteúdo. Fernanda Okumoto fala em sua matéria sobre esse crescimento e explica que esse fenômeno se deve ao anonimato que esses vídeos possuem, por não serem reais.

As pessoas buscam ficar famosas criando os mais variados tipos de conteúdo na internet, sejam eles gameplays, vlogs, reviews, streams, entre outros. Porém, uma youtuber está ganhando fama por um motivo totalmente diferente: não ser real.

Mas, o que é o Facerig? “ FaceRig é um app que permite a qualquer pessoa que tenha uma webcam no PC com Windows 10 encarnar digitalmente personagens divertidos e caricatos.

Após escolher o avatar desejado, o resultado pode ser gravado como um vídeo ou mesmo transmitido em tempo real para os seus contatos através do Skype, Twitch, Hangouts ou qualquer serviço que tradicionalmente usa uma webcam. [Matéria de tudocelular.com]”

A intenção dessa nova moda é criar conteúdos sobre notícias em anonimato, isso nos faz lembrar do grupo de Hackers, os anonymous, que apareceram na internet em 2008, vazando informações do governo em anonimato. Na plataforma de vídeos Youtube, temos bons exemplos que surgiram a partir daí, como o canal brasileiro de notícias entre os Youtubers, que fala sobre tretas, fofocas e notícias em geral sobre tudo o que acontece dentro do Youtube, o canal TretaNews.

Com a super popularização do canal TretaNews, outros canais com a mesma ideia do uso do Facerig surgiram no Youtube, como o canal HorizonteLOL que é voltado para notícias dos jogadores profissionais de League of Legends.

--

--