Fan Comics

Raquel Gilber
Tendências Digitais
3 min readMar 19, 2018

As fan arts já possuem um grande espaço no Pinterest, e entre elas existem as fan comics. O próprio algoritmo do Pinterest identifica as imagens desse gênero (tanto por tags quanto por formatos e tamanhos semelhantes de imagem) e as compila como relacionados quando o usuário clica em uma fan comic e vai para a página de visualização.

Como o Pinterest não possui a mesma funcionalidade do Instagram de publicar até 10 imagens relacionadas na mesma postagem, não é considerada a melhor plataforma para publicação de arte sequencial que consista em mais de uma imagem. Portanto a maioria dos fan comics pensada na divulgação pelo Pinterest são resumidas em uma única imagem.

Uma das formas de manter um comic um pouco mais comprido em uma única imagem é compilar os painéis de forma vertical.

Outra solução é apenas uma parte imagética com mais texto.

Porém, nos casos em que os comics são publicados em outras plataformas (como DeviantArt) e possuem mais de uma página, é possível que a continuação da imagem apareça nos relacionados, ou por conta de tags, da fonte das imagens ou dos elementos visuais. Seria mais simples encontrar a história completa caso os usuários compartilhassem as imagens direto da fonte, tornando assim possível o acesso desta pelo botão “abrir”, mas muitos deles salvam apenas a imagem, o que obriga os demais leitores a procurar pelo resto das páginas no próprio Pinterest. O site sempre busca imagens de formatos, composição e paletas de cor semelhantes à imagem selecionada para sugerir ao usuário, sendo assim possível a ele encontrar mais páginas da história.

Os próprios usuários que compartilham as páginas de determinado comic podem facilitar a vida dos leitores ao adicionar o número da página na legenda da postagem.

Quando o autor da comic em questão é bastante conhecido/compartilhado direto de sua página, o Pinterest incorpora seu nome como uma tag e sugere outras comics do mesmo autor nos relacionados, sejam eles pertencentes à história da imagem selecionada ou não. É também possível que uma única história seja tão conhecida entre os fãs que o site também incorpore seu título como uma tag para busca.

A artista do DeviantArt, Zarla possui um traço distinto que utiliza em todos os seus trabalhos, o que facilita para o Pinterest a identificação de outras imagens feitas por ela.

Essa forma de fan art se popularizou bastante entre os fãs por ser objetiva e descontraída. Também serve para a observação da influência da maneira de compartilhamento de conteúdo das mídias sociais sobre a composição das imagens e a forma de narrativa. O quanto o formato de história e imagem se altera dependendo da mídia que o autor tem em mente veicular seu trabalho. No caso do Pinterest, é necessário ser algo essencialmente mais curto e/ou com uma identidade visual consistente para evitar que partes do trabalho se percam e para facilitar a associação destas com o autor pelo próprio algoritmo do site.

--

--