Fan Kingdom

“Eles são as forças do mal, eles são as forças do bem, com seus soldados e sabres de luz, lutam pelo equilíbrio do poder”.

Não acompanhei todos os filmes anteriores de Star Wars e curiosamente assisti ao filme que foi lançado no final do ano passado ,extraordinariamente compreendi a grande identificação dos fãs com os personagens do filme. É uma épica jornada desencadeada em um universo tecnológico de naves espaciais e armas de raio lazer com aquela fragrância de elementos mitológicos (profecia e a consumação de seu ato). Nem precisa dizer que virei fã.

A relação do filme Star Wars com o título desta matéria Fan Kingdom é justamente a força do ação e reação de um elemento em comum entre comunidade de fãs: A jornada dos personagens em uma história.

É absurda a força de fãs que compartilham conteúdos a cerca de uma história de filmes, dramas ou quadrinhos: antes, durante e depois da história acontecer; a expectativa, a realização do tão esperado dia e uma nova espera para a continuação da narrativa. Sempre acarreta em grandes especulações, instigam a imaginação dos fãs de possibilidades além daquelas que o universo da história já lhe proporcionou.

Fan Kingdom ou Fandom, é uma palavra de origem inglesa, que se refere ao conjunto de fãs, pessoa ou fenômeno em particular.

O fandom é mais comum entre fãs de musicas, ciência, literatura ou série de televisão, aplica-se geralmente na internet, entre os usuários que se prontificam a passar horas online discutindo sobre o tema e debatendo ideias diferentes . Eles se ajudam entre sí e chegam a marcar encontros para se conhecerem pessoalmente.

Entre as atividades mais freqüentes entre um fandom são os cosplay, os fanzines, dōjinshis (fanzine com qualidade de revista profissional), as histórias de ficção publicadas online (fanfictions, fanfics ou fics), em formato de vídeo (fanfilms) ou também fanarts, as convenções e encontros e mais popularmente a coleção de produtos e reportagens sobre o tema abordado.

Geralmente os “fandoms” se encontram em páginas, “pages”,que são criadas em homenagem ao ídolo. Nesse tipo de páginas pessoas do mesmo “fandom” se encontram virtualmente e conversam. Em páginas virtuais são marcados encontros de fãs do mesmo “fandom” em determinado local, são locais públicos ou privados.

Alguns exemplos de fandom dos últimos meses pode ser encontrado em filmes da marvel como Deadpool e animação 3d de gênero shoujo Miraculous Ladybug.

Deadpool

Deadpool é anti-herói não convencional da Marvel Comics que conta a história da origem do ex-agente das Forças Especiais que se tornou o mercenário Wade Wilson.

Depois de ser submetido a um desonesto experimento que o deixa com poderes de cura acelerada, Wade adota o alter ego de Deadpool.

Armado com suas novas habilidades e um senso de humor negro e distorcido, Deadpool persegue o homem que quase destruiu sua vida.

Página oficial do filme Deadpool

Deadpool é um personagem adaptado dos quadrinhos para o cinema, essa page representa em parte uma maneira de divulgação do personagem e ao mesmo tempo um convite ao expectador a acompanhar a reviravolta na vida deste anti herói icônico.

Miraculous: As Aventuras de Ladybug

Tendo a cidade de Paris como plano de fundo, a série relata as aventuras e desventuras de Marinette Dupain-Cheng. À primeira vista, Marinette é apenas uma aluna do ensino secundário, com uma enorme paixão pela moda.

Mas na realidade, esta tem o poder de se transformar numa super-heroína chamada Ladybug (“Joaninha” ) que tem o dever de salvar o mundo das garras do misterioso vilão Le Papillon que usa os akumas para espalhar o caos e a destruição com o objetivo de obter os poderosos miraculous que permitem a transformação de Ladybug e de seu companheiro e confidente Chat Noir, o qual é secretamente a sua paixão, Adrien Agreste.

Fanart Ladybug and Cat Noir

A parte peculiar desta animação é justamente o processo que se envolveu em sua criação. Inicialmente a proposta era o enredo ser em 2d, roteiro dos japoneses em conjunto com sul-coreanos e franceses. A mudança e adaptação do conceito de Ladybug 2d para 3d foi algo muito interessante pela qualidade dos conteúdos em cada episódio, de forma muito semelhante a magical shoujo (romance de magia) a transformação de Ladybug e Cat Noir é fabuloso, em seus gestos e até mesmo o musical lembrando muito os animes de romance japoneses.

Abaixo a fandom page que acompanho para me atualizar dos capítulos semanais e ver fan art de diferentes ilustradores.

Fandom page Miraculous Ladybug Brasil

Novas oportunidades

A uma grande variante na tendência do Fan kingdom que possibilita uma maior abertura no mercado de trabalho, a motivação da descoberta de novos conteúdos.

Não estamos apenas falando em vender histórias cinematográficas, mas da experiencia de compartilhar condições humanas que nos fazem diferentes, semelhantes e únicos ao mesmo tempo. Histórias de pontos mais divergentes que abrangem maior número de temáticas e no fim convergem para um todo significante.

A variante de gostos é uma consequência das tendências anteriores vindouras de quadrinhos, livros, ficções cientificas e antigos contos. O leitor e espectador está cada vez mais exigente na narrativa, coerência e inovação dessas histórias.

Dessa oportunidade possibilita a articulação de projetos com conteúdos mais independentes (quadrinhos, animações, filmes, games, dramas) e novos tipos de serviços a serem oferecidos à nova geração de fãs e compartilhadores.

Like what you read? Give Náudima Pintor a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.