Franquias Transmidiáticas

Lucas Pliessnig Stoekly
Tendências Digitais
3 min readApr 24, 2018

O conceito de transmídia mais objetivo é o de uma história ou produto que por meio de conteúdos de diferentes linhas de produtos, sejam eles abrangendo mais de uma plataforma de mídia, possuem o mesmo assunto ou universo. Vendo que isto se deve a identificação de alguns animes que se baseiam deste ponto, como Pokémon e Yu-gi-oh.

Em 1995, surgiram os primeiros jogos dos chamados monstros pockets, popularmente conhecidos como Pokémons. Após alguns anos sua popularidade tornou-se notória por trazer novas abrangências transmidiáticas de seu universo, com a publicações de mangás que logo após se tornaram animes, estes que se formaram histórias independentes em conjunto com toda sua história criada inicialmente com seus jogos, sua popularização atingiu grandes mídias que adentrou, também, no mundo dos card games, estes que surgiram quase em conjunto com os primeiros jogos em 1995.

Pokemon Origin, anime especial que conta a história dos primeiros jogos.

Indo para a área de cardgames, temos o anime Yu-Gi-Oh, que se popularizou de forma mais notória em anime, o que acabou trazendo mais adeptos para o jogo de cartas que se originou antes mesmo de seu anime. Com esta forma de transmidiação com seu anime para adaptar seu público ao ambiente de seu mundo foi mais fácil de se popularizar, diferente de pokémon.

O pesquisador Henry Jenkis em seu livro denominado como “A Era da Convergência”, conta em um capítulo em que explica como as narrativas transmidiáticas mais elaboradas estão mais presentes em franquias infantis. Embora Pokémon tenha conquistado adeptos de todas as idades, o seu público alvo é majoritariamente o público infanto-juvenil.

Esta é uma tendência muito utilizada nos dias atuais em várias produções no japão, em alguns casos são publicados os chamados Novels(livros que contam uma história de um mesmo universo), que também podem ter origem de um anime. No oriente a transmidiação é muito utilizada também, por exemplo em produções Disney em que seus produtos alcançam grande parte das mídias atuais seguindo de filmes e por consequência jogos, séries, quadrinhos.

Esta tendência se encontra em seu Platô de Produtividade e com probabilidade que se mantenha, visto que o modo como a transmidiação é utilizada em franquias de animes e outras produções audiovisuais.

--

--