Gameplay de jogos ruins como humor

Caio Nercolini
Sep 6, 2018 · 3 min read

Gameplay em forma de vídeo já é algo bem consolidado nos tempos atuais, visto que temos não apenas esse conteúdo em forma de vídeos com roteiro, gravados de maneira espontânea ou até transmitidos ao vivo (aviso de linguagem forte para todos os exemplos). Temos também um meio termo, onde live streams são editadas para se encaixar como vídeos. Para os que não sabem, vídeos de gameplay são formas de mostrar a jogabilidade de um jogo para várias pessoas sem que elas joguem o jogo. Muitos utilizam disso para avaliar se tal jogo é bom, se vale a pena ou não ser jogado, ou a pessoa pode não poder jogar por algum motivo, ou até o telespectador apenas gosta de assistir o seu YouTuber ou streamer favorito.

Angry Video Game Nerd mostrando o jogo “Big Rigs”, no 118º episódio da série.

Nisso, entramos agora em uma área de nicho. Uma área onde esses criadores de conteúdo utilizam de jogos obviamente ruins, e em certos casos nem se quer finalizados, como uma maneira de gerar humor. Seja por tirar sarro do jogo, encontrar problemas que quebrem o jogo por completo, ler os textos que parecem ter sido traduzidos pelo Google Tradutor, avaliar como novatos criam jogos, ou, um dos pontos mais importantes, rir das reações da pessoa que está jogando.

Vinesauce jogando “Pizza in the Woods”, um jogo que lhe foi enviado por fãs.

No caso do Vinesauce, um streamer, boa parte do humor vêm das piadas que ele faz, enquanto outra é como ele sofre jogando esses jogos, e o seu público acha isso hilário. Sem contar, é claro, os jogos terríveis.

“Fantastic”, um dos jogos jogados pelo Vinesauce.

Enquanto no caso da série Angry Video Game Nerd, o ponto de comédia do conteúdo vêm de todos os xingamentos absurdos utilizados durante a série e, é claro, os jogos terríveis que são utilizados. Em alguns casos, a série até utiliza de jogos que não são considerados ruins, mas o apresentador consegue virar a situação e mostrar como até jogos bons tem partes terríveis. Temos também outros exemplos como Game Grumps e Jon Tron como situações famosas e inúmeros canais menores.

AVGN mostrando o jogo “The Karate Kid” de NES, em seu terceiro episódio.

Não se tem uma data exata para o começo dessa tendência, mas o caso mais antigos com jogos parece se originar do Angry Video Game Nerd, quando a série ainda se chamava The Angry Nintendo Nerd. O seu primeiro episódio foi lançado em 25 de Maio de 2004 e o objetivo do episódio era de mostrar as falhas do jogo Castlevania II: Simon’s Quest para o Nintendo Entertainment System de maneira exagerada.

Por mais que o conteúdo seja primariamente criado com humor em mente, existem desenvolvedores de jogos que adoram quando seu jogo é jogado por um desses apresentadores, pois o jogo é julgado de forma muito forte, fazendo com que o feedback seja sincero, algo de suma importância para desenvolvedores de jogos.

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Caio Nercolini

Written by

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade