GIF

Pedro Henrique
Tendências Digitais
5 min readDec 4, 2017

--

Como os GIFs se tornaram a melhor forma de se expressar nas redes sociais?

GIFs têm sido um tipo de mídia cada vez mais comuns em nosso dia a dia, principalmente dentro das redes sociais, que na maioria das vezes, utilizamos para transmitir como nos sentimos de forma mais clara, eu diria que até mesmo de forma mais “humana”, pois assim como foi dito no texto de Felipe Carvalho “Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então um gif pode chegar a valer mais do que 10.000 palavras.” E de fato o fazem, se tornando o meio mais comum de se demonstrar o que sente em meio das mensagens de texto.

Um simples GIF que em poucos segundos resume a complicada relação entre as duas empresas.

Sendo assim, através do mapa de tendências foi possível a identificação de um “cluster”, ou seja, um grupo de tendências digitais envolvendo o mesmo tema, os GIFs.

ANIMATION ART GIF BY ORI TOOR

O cluster de GIFs, aborda seus diversos tipos de usos no meio digital, desde uso puramente artístico até comunicacional, seja passando uma mensagem, contando uma história, informando algo etc. Porém, o principal tópico percebido foi o uso de GIFs como forma de expressão, que é de fato o tema central do cluster, esse tema pode ser melhor entendido no texto “GIFs como modo de expressão em mídias sociais”, escrito por Jeferson Luiz, e no texto “GIFs, um novo meio de comunicação”, escrito por Yumi Kitaka.

Ao analisar o cluster tentando identificar os motivos dessas tendências estarem interligadas, cheguei à conclusão de que independente de como um GIF é utilizado, seja de forma artística, comercial, casual ou numa conversa entre amigos, ele sempre vem carregado com o objetivo de transmitir algo, seja uma informação, sensação, ideia ou sentimento de sua fonte, no caso o usuário que cria ou compartilha esse GIF com outro usuário, já que essa mídia possui grande poder de comunicação e interpretação, muitas vezes causadas de forma inconsciente em nosso cérebro, visto o que foi discutido no texto “GIF como memória sensorial”, escrito por Yumi Kitaka. Sendo assim, o fato de ele ser um meio de expressão fácil, possibilitou sua rápida disseminação no meio digital atual.

Utilizando o Hype Cycle da Gartner para analisar o grau de maturidade das tendências presentes no cluster, foi possível observar que a maioria se encontra classificada no nível “platô de produtividade”, caracterizando o número considerável de uso dessa mídia, sendo ela já sustentada por si própria, se tornando algo cada vez mais comum no cotidiano das pessoas, se já não é.

Comparando os mapas de tendências de 2016 e 2017, conclui-se que o cluster já existia desde o mapa de 2016, e lá, apesar de se caracterizar como um cluster, havia poucas conexões, sendo elas restritas apenas as tendências de formas de expressões e substituição do uso de textos.

Logo, de 2016 para o começo de 2017, houve um crescimento não muito considerável de conexões, as tendências ainda continuaram girando em torno dos mesmos tópicos sobre formas de expressão, porém agora, caracterizando alguns elementos voltados ao viés mais artístico dos GIFs. Sendo assim, desde o começo de 2017 até o final do ano, não houve crescimento significativo de tendências presentes no cluster.

Fragmento dos mapas de 2016 e 2017, comparando o crescimento do cluster de GIFs.

Após analisar todos esses aspectos do cluster, é possível concluir que a tendência do uso de GIFs como forma de expressão no meio digital e principalmente nas redes sociais, já se encontra numa fase estável, em que aparenta não ter mais espaço para inovação em sua forma de uso, visto que sua disseminação se tornou bem ampla, fazendo com que a maioria das redes sociais e dos aplicativos de mensagens como WhatsApp, Messenger e Telegram suportassem seu formato, e ainda tendo um suporte de inserção e pesquisa de GIFs de forma nativa nesses apps.

Sistema de busca automática de GIFs no Messenger.

Sendo assim, apesar de seu uso artístico ainda apresentar criações diferentes e visualmente interessantes, os tipos de conteúdo a serem criados nunca terão fim, sendo o limite a criatividade, porém as formas de uso em si continuarão sendo as mesmas. Os GIFs estão se tornando, ou já se tornaram comuns no uso e consumo diário dos usuários, já não sendo mais novidade no meio digital.

A chegada de novas tecnologias, novas formas de interação e novas possibilidades de criação de mídias compactas como os GIFs, irão substituir seu uso massivo, o que não significará a sua morte, mas apenas se tornará um recurso básico e de uso facultativo de acordo com o gosto de cada usuário.

Tendências presentes no cluster:

--

--