Gif Sticker

Lucas Pliessnig Stoekly
Tendências Digitais
3 min readMar 20, 2018

Em algumas pesquisas, descobri no que as GIFFs já estão fazendo mais de 30 anos de história! Elas surgiram em 1987, sendo introduzido pela CompuServ. Seu objetivo inicial era permitir que imagens coloridas fossem adicionadas às páginas da internet. Vale lembrar que naquela época as conexões eram muito lentas, por isso era difícil realizar o carregamento de sites muito pesados. Os GIFs animados surgiram no mesmo ano e logo se tornaram a febre da internet mundial. Os Gifs fizeram sucesso por muito tempo na internet, sendo que era difícil na época encontrar sites com a ausência deles. Alguns Gifs viralizaram por serem divertidos e chamarem a atenção do público.

Nos anos 2000 houve o declínio dos Gifs, devido a popularização da banda larga. Os Gifs animados deram lugar a animações e imagens estáticas, além de que a interatividade nos sites acabou roubando a atenção dos internautas na época. Por muito tempo os Gifs “morreram”. Só que não! eles estavam só dormindo, se preparando para voltar com ainda mais popularidade na década seguinte.

( Isso mesmo, em exílio por muito tempo num lugar muito distante)

Quem é internauta sabe que os Gifs estão ficando a cada dia mais populares dentro dos microblogs e redes sociais. Aproveitando esta onda, algumas redes sociais viram essa tendência que voltou das cinzas como oportunidade para criar algumas funções e divertir seus usuários.

No dia 23, de janeiro de 2018, o instagram lançou uma nova função dentro das stories. A função permite que o usuário insira as giffs dentro de suas stories, deixando o conteúdo em vídeos e imagens estáticas muito mais animado e divertido.

A empresa afirmou em comunicado oficial a seguinte mensagem : “O catálogo de GIFs, disponibilizado pelo GIPHY, vai permitir que os usuários sejam ainda mais criativos. É possível navegar pelas tendências atuais ou procurar uma figurinha por temáticas diferentes, que vão de corações giratórios a gatos dançarinos”

Veja a seguir um exemplo do que esta nova função permite

( O catalogo ainda é limitado, mas a empresa promete atualizar sempre que possível)

Se você notar também, a um grande pico de pesquisas relacionadas a Gifs a partir de 2018, e em segundo lugar de coisas mais pesquisadas na internet a respeito do assunto está a seguinte pergunta “como colocar giffs no Instagram?”

Fonte : https://trends.google.com/trends/explore?q=gifs

Provando que o comportamento diante da nova função de aplicação do micro blog é realmente uma das tendências do ano de 2018.

Apesar da repercussão acima disso, esta tendência foi observada por mim quando rolava nas Stories do Instagram. Logo de cara, chamou-me muito a atenção, pois até então, não sabia dessa possibilidade dentro da rede social. Notei também que o número de usuários que usam desta função aumentou drasticamente em pouquíssimo tempo.

Pode parecer algo bobo, mas esta função permite a junção de conceitos estudados em semiótica ( como os signos plásticos) sejam inseridas em imagens, a fim de gerar uma interação diferente entre usuários, que pode trazer muitos benefícios dentro da área de comunicação.

--

--