Golpes virtuais

Rayane Mendes
Tendências Digitais
3 min readSep 29, 2018

Aviso: Contém spoiler das séries Black Mirror, Mr. Robot e CSI: Cyber

As séries de ficção científicas atuais procuram abordar temas que o público possa se identificar através das histórias, dos personagens e comportamentos. Além disso, este audiovisual apresentam técnicas que também estimula o telespectador a continuar assistindo para acompanhar o seriado até o final da temporada.

Atualmente, pode se notar uma tendência de histórias em séries que abordam o assunto de golpes virtuais, isto se dá pelo avanço da tecnologia que disponibilizou o uso da internet.

O surgimento da internet possibilitou um mundo mais globalizado e com o avanço dessa ferramenta o ser humano atualmente consegue compartilhar inúmeras informações, conteúdos, produtos, serviços e notícias apenas com um clique. Porém esta grande extensão de matérias que a internet disponibiliza não é totalmente segura e isto pode oferecer grandes riscos para os internautas.

Como é o caso da série Black Mirror, esta série aborda vários assuntos da atualidade e o terceiro episódio da terceira temporada apresenta uma história onde um jovem sofre um golpe virtual, no qual o seu computador é invadido por hackers e sofre ameaça de suas intimidades serem expostas para a família.

Trailer do episódio de Black Mirror, Shut up and dance

Outra série que aborda este tipo de assunto é Mr.Robot, a trama da história começa com o protagonista Elliot, um jovem programador, que trabalha como engenheiro de cibersegurança de dia e como hacker justiceiro à noite. Ele se vê numa encruzilhada quando o misterioso líder de um grupo hacker do submundo o recruta para destruir a firma que é pago para proteger, o objetivo deles é apagar todas as dívidas que a população americana tem com a empresa.

Trailer da série Mr.Robot

Também tem a série CSI: Cyber, a protagonista é uma agente especial da FBI encarregada de investigar golpes virtuais que afetam a sociedade, sabendo das capacidades que a tecnologia permite, essas pessoas se escondam nas sombras da internet e cometem crimes de proporções globais.

Trailer da série CSI: Cyber

A maioria dos golpes virtuais atualmente acontecem em sites de compras, devido a facilidade, comodidade e variedade de produtos, fazer compras pela internet se parte do cotidiano de muitos brasileiros. Segundo o E-bit, as lojas de e-commerce (comércio eletrônico) faturaram, apenas em 2017, quase R$ 50 bilhões, um crescimento de 120% em seis anos. E, com esse aumento no valor dos negócios, também subiu o número de golpes mais sofisticados contra os consumidores.

“Dados do DFNDR Lab, laboratório especializado em crimes virtuais, indicam que ocorreram mais de 56 milhões de tentativas de golpes e cyber-ataques por meio de links maliciosos no primeiro trimestre de 2018, apenas no Brasil. Isso equivale a mais de 26 mil tentativas de fraude por dia, ou 620 por hora.”

Confira a notícia:

Há, também, inúmeras vítimas que sofrem de golpes virtuais por emails e redes sociais como o whatsapp e facebook, pois muitos são pegos na corrente de mensagens que são compartilhadas ou links indicados que levam para sites fraudulentos.

Confira a notícia:

Esta é uma realidade que vivemos hoje, por mais que sites/aplicativos de compras e vendas, redes sociais e aplicativos de mensagem são constantemente atualizados para proteger o cliente desses golpes ainda é inevitável esses crimes. Porém blogs, fóruns e notícias procuram alertar e prevenir que pessoas caem nesses golpes.

Sites que falam sobre lista de crimes virtuais:

Links das referências usadas para séries:

https://www.netflix.com/watch/80104626?trackId=13752289&tctx=0%2C0%2C2f9419cf6a5cfb16ab01b97a8641f79322a7a767%3Abe828a662f6daeeeac7b9b1fb2a88fbeb6b177c4%2C%2C

https://pt.wikipedia.org/wiki/CSI:_Cyber

https://www.primevideo.com/detail/amzn1.dv.gti.8aabf457-9ba5-4d72-85e2-8e1de6398b66?ref=dvm_pds_gen_BR_kc_s_g|c_229686837765_m_Yng4MJgN-dc_s__

--

--