Jogos Dating

Raquel Gilber
Tendências Digitais
4 min readJun 12, 2018

Enquanto a maioria esmagadora dos jogos são 3D existe ainda um nicho bastante forte que se utiliza da Ilustração como gráficos e parecem provenientes ou de pinturas digitais ou mesmo de um anime. Estes são os jogos Dating ou Visual Novel. Uma excelente definição deles se encontra no texto abaixo.

Apesar de existirem jogos bem conhecidos do nicho para PC, hoje em dia a maioria deles migrou para os smartphones. Estes em específico utilizam a nuvem para salvar o progresso do jogador, aspecto bem abordado no seguinte texto:

Primeira tela do jogo Uta no Prince Sama

O foco destes jogos são os personagens, os quais são apresentados como potenciais interesses amorosos os quais sempre podem ser conquistados caso o jogador invista neles. A maioria destes jogos funciona por rota, o jogador escolhe somente um personagem por vez e vai fazer a história inteira (dividida em capítulos) no ponto de vista daquele personagem.

Como forma de apresentação, além do prólogo do jogo, cada personagem possui um perfil com um resumo sobre sua personalidade. Esses jogos possuem muitas semelhanças não somente nos traços e design dos personagens, mas também na interface e organização dos aplicativos em si.

No perfil do personagem é fundamental deixar claro o modo como ele age e pensa e, se possível, seus objetivos e história. Exemplo retirado de Wizardess Heart.
É comum os jogos darem informações extras que, de acordo com seu público alvo, tem relação com sua personalidade, como signos zodiacais dos personagens ou tipo sanguíneo (no caso de jogos japoneses).
No caso de Uta no Prince, que possui não somente temas musicais mas também voice acting para cada personagem, é especificado o respectivo seiyuu de cada um em seu perfil, pois algumas jogadoras podem ter preferência por algumas vozes em relação a outras. Isso se enquadra bem na temática do jogo que é música.

Uma função extremamente comum destes jogos são as “memórias” que consistem em um espaço no app que armazena as imagens especiais que os jogadores desbloqueiam em determinada parte da história, denominadas de CGs. O menu dessas memórias é sempre organizado de acordo com os personagens.

Espaço de armazenamento de CGs do jogo The Arcana. É preciso acessar a página do personagem em específico para visualizar as memórias.
Mesma função, porém no jogo Wizardess Heart.

Em geral a maioria desses jogos possuem um estilo muito mais puxado para o anime, com apenas um pouco mais de informação de luz e sombra pois não será necessário redesenhar os elementos várias vezes. Jogos derivados de animações é um tópico bem abordado neste segundo texto:

O padrão de interface para o modo de história é o texto sobreposto ao personagem e ao fundo. Os personagens podem ter variação de roupa, cabelo, expressão ou pose, mas todas as imagens referentes a ele possuem um padrão.

No caso de The Arcana, um jogo ocidental, os traços ainda lembram o estilo anime, mas são bem mais cartoonizados e a colorização já é mais detalhada, se aproximando menos de um estilo de animação.

Apesar das diferenças no traço e na colorização, pode-se perceber uma grande semelhança em relação às proporções gerais dos personagens em todos os exemplos mostrados. Isso ocorre pois todos precisam parecer atraentes para o público majoritário feminino. Em geral meninas que se interessam por esses jogos gostam de figuras mais esguias, jovens e com grande esmero no cabelo, olhos e acessórios. Além do enquadramento do personagem da cintura (pode variar para plano americano caso o personagem esteja mais distante) pra cima e ângulo sempre frontal (com exceção das CGs).

Outra grande semelhança nos aplicativos é a presença das versões em miniatura dos personagens, principalmente em mini-games.

Mini-game Heart Hunter em The Arcana, com miniaturas dos principais personagens, um avatar representando a protagonista e a cobra de estimação Faust.
No caso de Wizardess Heart as miniaturas são utilizadas em transições de mini-games ou no fechamento de cada capítulo da história, no qual interagem de forma cômica e especulam sobre o próximo.

Mesmo com a ascensão do 3D ainda existe mercado de nicho para o 2D o qual é bastante apreciado pelo esmero na parte de arte. Com cada vez mais lançamentos (sendo o próprioThe Arcana bastante recente) esse nicho tende a permanecer no mercado e novos estilos de traço e pintura (sobretudo de produtores ocidentais) tendem a aparecer.

--

--