GoPro

Beatriz Mudrek
Tendências Digitais
3 min readJun 17, 2018

A câmera GoPro foi originalmente projetada por Nick Woodman como um meio compacto porém qualificado de capturar suas fotos e vídeos surfando. Embora os dispositivos ainda sejam usados ​​com frequência para filmar esportes radicais, a empresa percorreu um longo caminho nos seus 15 anos de criação inicial, e as câmeras GoPro agora são usadas por todos os tipos de atletas e aventureiros, usuários casuais e até mesmo em cenas de cinema.

Em 2017, o site de stock videos VideoBlocks teve um aumento de +1253% nas buscas por vídeos filmados em GoPro. Os clipes em primeira pessoa repletos de ação que os usuários mais pesquisam incluem os termos driving, spherical, road, e motocross.

Embora a empresa GoPro não tenha sido a primeira a fazer uma câmera compacta capaz de capturar fotos e vídeos em altíssimas qualidades, foi a primeira a tornar isso popular, e até hoje suas câmeras permanecem entre algumas das melhores.

A estrutura da câmera é a prova d’água e tão resistente que chega a ser quase indestrutível. Vem incluso um sensor de imagem, processador, ótimas lentes e até três microfones, o que torna a gravação de áudio incrível. E os modelos Hero5 Black e Hero6 Black apresentam telas sensíveis ao toque e apenas dois ou três botões, o que melhora o controle.

Recentemente a empresa lançou o drone Karma, mantendo-se na tendência do mercado de gravação com drone. Mas mesmo sem o drone da empresa, alguns usuários já estavam (e ainda estão) acoplando a câmera em drones de outras marcas.

O vídeo abaixo foi filmado com uma GoPro Hero3 em um drone DJI Phantom.

A popularidade da GoPro no meio de vídeos é tão grande que até filmes estão usando a câmera para filmar alguns takes, principalmente as cenas que envolvem primeira pessoa.

O filme Face2Face, por exemplo, foi gravado somente com câmeras GoPro.

Quando questionado sobre a escolha da câmera, o diretor, Matthew Toronto, disse que decidiu não usar uma câmera de cinema, já que a imagem ficaria muito polida, derrotando o realismo dela vindo de uma webcam. Toronto optou por usar uma GoPro, pois acreditava que tinha o visual mais orgânico para o que estava procurando. Também foi muito mais acessível do que uma câmera de cinema.

O diretor disse que testou outras câmeras também, incluindo o iPhone, para comparar a qualidade da imagem. Enquanto o iPhone produzia uma imagem limpa, a GoPro era a vencedora, já que parecia mais natural para Toronto. Ele também elogiou a capacidade de controlar configurações manuais, perfis de cores e conectividade. O peso e o fator de forma também foram uma razão para a decisão, pois o peso afetou o movimento quando os atores o mantiveram.

As coisas mudaram bastante desde que a GoPro embarcou seu primeiro produto — uma câmera de 35mm montada no pulso — em 2005. Agora, muito depois de passar para o digital e passar por várias gerações de câmeras, os viciados em adrenalina em todo o mundo migraram para GoPro para suas necessidades de vídeo e foto.

Perfeito para amarrar no peito, no capacete, no snowboard ou de outra forma, as câmeras GoPro se tornaram a ferramenta ideal para vídeos em primeira pessoa, especialmente no mundo dos esportes radicais. Sua portabilidade pura, no entanto, torna as pequenas câmeras de ação populares para usos mais casuais, também.

O vídeo abaixo mostra um exemplo de uso casual da GoPro: um projeto científico de uma jovem garota da sétima série que filma inteiramente com a câmera portátil o que acontece quando ela lança a Hello Kitty na estratosfera com um balão meteorológico.

É evidente que a popularidade do uso da câmera GoPro faz jus à diversidade de usos que a mesma traz.

A pesquisa no YouTube por “GoPro” resulta em mais de 41 milhões de resultados. E podemos esperar que este número continue crescendo, não somente nesta plataforma, mas também no meio cinematográfico.

--

--