Gravidade Artificial

Evelyn Caroline
Tendências Digitais
3 min readSep 28, 2017

A gravidade Artificial é uma tecnologia presente em diversos animes, partindo quase sempre de premissas de existência teoricamente coerentes.

Toda forma de gravidade artificial aqui citada é entendida como meios tecnológicos de alterar a força que “puxa” a matéria para o piso de um local delimitado, em poucas palavras, a criação de gravidade local.

Começando pela gravidade artificial gerada por rotação centrífuga, que é presente no anime Cowboy Bebop, em que o Bebop tinha uma área anelar em sua nave que gerava gravidade enquanto girava (mostrando o resto da nave sem movimento circular).

Já em Gundam Wing e em Planetes, na estrutura da nave ISPV-7, essa tecnologia é apresentada de forma mais elaborada, baseando-se no existente projeto “Cilindro de O’Neill”, apresentado pelo físico Gerard K. O’Neill em seu livro “The High Frontier: Human Colonies in Space”. Tal projeto é a estrutura de dois cilindros dispostos um ao lado do outro, girando em sentidos opostos para gerar força centrífuga. No anime, a estrutura permite a existência até mesmo de planetas artificiais quando acoplada a meteoros ou outros tipos de rochas espaciais.

Já em Dragon Ball Z, a gravidade artificial é exposta como uma força criada dentro de uma câmara tecnológica, presente em naves ou até mesmo como um cômodo de uma casa, em que se pode ajustar a força da gravidade mediante interação com tela e comando de voz. No desenho, essa câmara era usada como modo de treinamento para fortalecimento muscular.

Por fim, todo anime que mostra viagens espaciais em que as pessoas dentro de espaço naves se movimentam normalmente no chão já representa o uso de gravidade artificial.

Entretanto, esses animes citados foram alguns dos que exporam ativamente a existência de tal tecnologia, que está já comprovado que é teoricamente possível, e que ao longo dos anos já houveram várias tentativas de incorporação, e é apenas uma questão de tempo para a humanidade ao menos alterar a gravidade local.

--

--