Heads Up Display com realidade aumentada

Guilherme Müller
Tendências Digitais
2 min readJun 26, 2016

Realidade Aumentada é quando através de algum dispositivo, colocamos elementos virtuais em nossa visualização do mundo real. Os exemplos da aplicação dessa tecnologia vão de até uma projeção 3D de objetos de um catálogo físico de móveis através do uso de uma aplicativo no celular, até o aumento de informações relevantes ao seu redor quando se sai na rua, através de um visor especial. (Textos para entender melhor a Realidade aumentada: Interação via realidade aumentada de Jacqueline Kruk, e A realidade aumentada voltada à informação de Diogo Mattana)

A ideia de ter um HUD (Heads Up Display) na vida real não é algo novo, mas já está sendo aplicado por companias como a Google, com o Google Glass. E embora tenha um grande potencial, o alto custo do aparelho não atrai consumidores, além de terem relatos do aparelho distrair motoristas no trânsito que poderiam levar a leis que proíbam seu uso enquanto se dirige. E foi com esse problema em mente, da possível distração da vida real que a Realidade Aumentada pode trazer, que desenvolvedores tem optado por um estilo gráfico em suas interfaces que diminua essa poluição visual, o estilo minimalista.

Realidade Aumentada tem o objetivo de trazer mais informações para nossa visão do mundo real. Portanto, qualquer coisa que distraia demais, ou polua nossa visão do mundo real vai contra o objetivo dessa tecnologia.

E por causa disso que a escolha pelo estilo minimalista faz sentido para interfaces de Realidade Aumentada. É um estilo que objetiva passar uma informação com o mínimo necessário para fazê-lo. Para aplicações em aplicativos no celular, onde a quantidade de informações a ser passada é maior, o minimalismo gráfico ajuda a não poluir a tela, apesar dela poder ter três, quatro janelas de informações diferentes abertas ao mesmo tempo.

Já no trânsito, o minimalismo combina bem com a quantidade menor de informações que precisam ser passadas ao usuário, como sua trajetória para chegar a um destino. A informação é apresentada de maneira simples, precisa, e que não distraia o motorista da estrada.

--

--