Health Tech

Rodrigo Romanowski
Tendências Digitais
5 min readJul 2, 2018
Diferentes aplicações da tecnologia dentro da área de saúde que foram catalogadas pelos alunos.

A megatendência que notei tanto dentro do mapa de tendências como em diferentes posts de colegas durante o ano letivo foi o Health Technology, que é definido pela própria Organização de Saúde Mundial como a aplicação de qualquer conhecimento tecnológico ou científico aplicado em prol da saúde e visando melhorar a qualidade de vida da população.

Essas aplicações podem ter diferentes campos mas todos trabalham ou se relacionam de alguma forma a área medicinal, eles podem surgir na forma de aparelhos, vacinas ou sistemas, que abrangem desde a parte farmacêutica até procedimentos de resgate e assistência.

Um cluster consiste em um aglomerado de tendências com assuntos relacionados, todos com um mesmo pano de fundo que ao ser identificado pode indicar a presença de uma mega tendência, no caso observando o mapa de tendências bem como diversos posts realizados esse ano que tratavam das mais diferentes aplicações tecnológicas na área de saúde, pude identificar o Health Technology como uma megatendência.

Cluster contendo diversas tendencias que se relacionam através da aplicação da tecnologia na área de saúde encontrado no mapa de tendencias de 2018.

Busquei o cluster em mapas de anos anteriores mais especificamente nos anos de 2016 e 2017 e em ambos ele ainda estava presente indicando que este grupo de tendências se encontra registrado pelos alunos a pelo menos 2 anos, além disso no ano de 2017 houve um maior número de itens relacionados a esta área quando comparados com os outros.

Agrupando uma enorme quantidade e diversidade de tecnologias que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a saúde dos seres humanos e lógico que podemos observar milhares de aplicações dentro desta megatendência várias as quais foram catalogadas pelos alunos na forma de tendências no decorrer dos últimos anos.

O uso da impressoras 3D na área de saúde serve tanto na prática com a produção de cartilagens, ossos, próteses e até órgãos, como também contribui no processo educacional de estudantes de medicina com protótipos e tecidos artificiais para uso educacional.

Grau de maturidade: 4 (Rampa da iluminação)

___________________________________________________________________

O smartphone foi uma das tecnologias que também criou novas possibilidades na área da saúde, a funcionalidade de localização é similar ao dos aparelhos médicos tradicionais e pode ajudar com diferentes tipos de informação na área de pesquisas médicas.

Além disso aplicativos com as mais diferentes finalidades relacionadas a este setor foram criados para ajudar o paciente a controlar e monitorar sua própria saúde ao receber detalhes de exames de uma forma mais compreensível, uma tendência que se espalhou por diferentes plataformas mas encontrou uma casa no smartphone onde possui uma relação mais próxima e pessoal com o usuário

Um desses aplicativos é o Fitbit que ao ser emparelhado com o relógio da mesma marca, consegue dar informações extremamente importantes como número de passos, frequência cardíaca e até mesmo padrões de sono, essas informações podem vir a auxiliar um médico durante uma consulta ou check-up.

O relógio Fitbit quando conectado ao smartphone oferece informações de saúde preciosas como frequência cardíaca ou numero de calorias queimadas.

Grau de Maturidade: 5 (Platô de Produtividade)

___________________________________________________________________

Outro exemplo de utilização de tecnologias que tem se tornado extremamente populares como os smartphones, impressoras 3D e o VR são os drones, utilizados para situações de emergência que necessitam de uma resposta rápida.

O drone visa com o auxílio de um médico através de webcam e microfone, aumentar a taxa de sobrevivência nesse tipo de cenário, transportando desfibriladores ou kits de primeiros socorros.

Grau de Maturidade: 1 (Estopim Tecnológico)

___________________________________________________________________

Por último temos a tendência registrada como Biotechnology Design ou Biomedical Engineering, que consiste em aplicações de conceitos de engenharia e biologia focados na área de saúde, este assunto age na verdade como uma disciplina que engloba diferentes práticas, alguns exemplos são os Biomateriais e a Engenharia de Tecidos.

Os Biomateriais que podem ser naturais ou sintetizados dentro do laboratório com os mais diferentes materiais buscando sempre a menor taxa de rejeição pelo organismo e tem seu uso em pacientes com próteses ou outros problemas físicos internos, sendo utilizados até como válvulas cardíacas.

A Engenharia de Tecidos por outro lado tem como foco a produção de células, tecidos e até mesmo órgãos criados sinteticamente para substituir ou melhorar os tecidos biológicos do paciente, fazendo parte inicialmente do conceito dos Biomateriais a Engenharia de Tecidos se expandiu de forma imensa nos últimos anos e passou a ser considerada um campo próprio.

Grau de Maturidade: 1 (Estopim Tecnológico)

___________________________________________________________________

Ao observar o grau de maturidade das tendências catalogadas no mapa vemos um maior número delas que se enquadra no nível de Estopim Tecnológico enquanto as outras estão em níveis mais avançados como Rampa de Iluminação e Platô de Produtividade.

Uma coisa interessante de se observar é que graças a natureza humana de sempre buscar melhorias em sua qualidade de vida novos conceitos e novas tecnologias sempre estarão com uma maior representação no primeiro nível do grau de maturidade, já que as pesquisas sobre assunto sempre serão realizadas pensando nas possibilidades futuras.

Logicamente que essa busca pela melhora na saúde e no bem estar também garante que boa parte dessas pesquisas seja levada a frente com tranquilidade devido ao grande investimento e preocupação com essa área, portanto haverá também uma boa parte dessas tendências que estará nos estágios mais avançados de desenvolvimento, mais especificamente nos níveis 4 e 5 o que reflete muito bem os dados observados no mapa.

Graças à análise dos grau de maturidade bem como a presença do cluster em diferentes anos é possível afirmarmos que o Health Technology é um tipo de megatendência que estará sempre em expansão, já que está diretamente ligada a o comportamento natural do ser humano na busca pela melhora em sua qualidade de vida e conforto.

Não apenas isso, podemos dizer que graças a essa ligação ela também impulsiona o ser humano a descobrir cada vez mais tecnologias inovadoras e meios de aplicá-las, gerando uma enorme gama de possibilidades não apenas nos assuntos relacionados à saúde mas em todo mercado tecnológico.

--

--