Heroísmo nos animes

Gabi Prawucki
Tendências Digitais
2 min readSep 26, 2018

Heróis são mundialmente populares, sejam eles representados em filmes, como os da DC e Marvel, quanto em animações japonesas e mesmo com o passar dos anos, não perdem sua força, mas tornam-se cada vez mais influentes.

Após o final da segunda guerra mundial e o esquecimento temporário dos mangás, um “boom cultural” acontece e assim surgem novos estilos de mangás, entre eles, alguns que comumente eram publicados em revistas agregadoras de conteúdo que buscavam chamar a atenção de um público jovem e masculino, intituladas frequentemente como “shounen” — que posteriormente veio a ser o nome utilizado para categorizar esse gênero.

Os primeiros shounen de sucesso eram repletos de ficção científica, aventura, fantasia e super-heróis, dentre eles grandes nomes como Dragon Ball, One Piece e Cavaleiros do Zodíaco.

Na atualidade, a fórmula não mudou muito: ainda são publicadas inúmeras histórias referentes a um personagem principal que realiza atos heroicos e luta por fortes ideais, ou até mesmo almeja transformar-se em um, como é visto em Boku no Hero Academia — em um mundo onde 80% da população nasce com poderes especiais, o protagonista encontra-se dentro da pequena porcentagem que é diferente e não possui tais habilidades, mas ainda assim, seu maior sonho é um dia tornar-se um herói.

imagem de Boku no Hero Academia

O tema torna-se tão recorrente em enredos de animes que uma sátira a isso tornou-se popular nos últimos anos, o chamado One Punch Man, um anime que conta a história de um herói capaz derrotar qualquer adversário com simplesmente um soco, e essa facilidade faz com que o protagonista passe por uma crise existencial, já que não consegue achar nenhum vilão à sua altura.

Imagem do anime One Punch Man

Mesmo que a fonte do poder seja algo extraordinário, estes atos podem influenciar pessoas que não sejam portadoras de tais habilidades místicas a realizarem atos de heroísmo, e assim serem chamadas de heróis do cotidiano, como uma professora que morreu para salvar crianças de uma creche pegando fogo.

Mesmo existindo uma quantidade gigantesca de animes e mangás que girem em torno de heroísmo, autores continuarão escrevendo sobre, afinal é um dos temas mais populares e que desperta maior interesse do público, portanto continuará presente na vida de quem curte esse tema.

--

--