Hiper-Realidade em Hunter X Hunter

Guilherme Müller
Tendências Digitais
3 min readMay 30, 2016

Hunter X Hunter é uma série de animação lançada em 1999, baseada no mangá de Yoshihiro Tagashi, lançado em 1998. Ela conta a história de um jovem com o sonho dese tornar um caçador e encontrar seu pai, e é uma série de grande sucesso no mundo inteiro. Em uma de suas temporadas, que gira em torno do jogo “Greed Island”, a série mostra um conceito que está apenas agora sendo aplicado como uma evolução da realidade virtual: a chamada “Hiper-Realidade”.

Trailer do remake de 2011 da série

O jogo ‘Greed Island’, é um jogo muito raro no mundo da série, onde ao inserir o cartucho no console, os jogadores são, fisicamente, transportados para uma ilha remota, e jogam com seus corpos, dentro de um espaço físico real, com um aumento de realidade proporcionado pelos poderes de ‘nen’ (conceito de energia espiritual do anime).

Imagem representativa da temporada ‘Greed Island’, com os personagens já dentro do jogo

Embora o jogo use de ‘poderes místicos’ para funcionar (apesar de ainda ter sido programado e usar de aparatos tecnológicos), o conceito de entrar dentro do jogo, de usar seu corpo para jogar, são características da tendência de realidade virtual.

Porém, considerando o nível de imersão na série, onde o jogador está em um espaço físico criado apenas para o jogo, e usa de um tipo de realidade aumentada para jogar, isso entra em uma evolução da realidade virtual, no conceito de “Hiper-Realidade”, proposto por ‘The Void’ o primeiro parque temático de realidade virtual do mundo.

O parque utiliza headsets de realidade virtual, uniformes especiais e equipamento com sensores de movimento para imergir o jogador no mundo virtual. Até aí, não muito diferente do que se tem com a maioria dos jogos VR. Porém, diferente de jogar com o Óculus Rift na sala de casa, com espaço limitado, The Void coloca o jogador em um ambiente físicaomontado para ser igual ao do mapa do jogo, permitindo que o jogador ande por ele, possa tocar o ambiente, além de possuir equipamentos para soltar odores específicos, criar umidade no ar e alterar a temperatura para imergir o jogador ainda mais no mundo do jogo. Com isso, The Void mistura o mundo real com o mundo digital, criando o que eles chamam de “Hiper-Realidade”.

Esse parque pegou a onda da realidade virtual e levou a um nível além, criando esse conceito de experiências de Hiper-Realidade. Porém, teriam eles realmente criado esse conceito, ou apenas o batizaram? As semelhanças com o modo como Greed Island funciona são notáveis, em vários aspectos. Ambos usam de um cenário físico feito especialmente para o mundo do jogo, utilizam de um console especial, e usam objetos físicos adicionais para criar uma experiência mais imersiva. Embora os dois cenários usem abordagens tecnológicas diferentes, a ideia é a mesma: Misturar o mundo digital e o real, para criar um novo tipo de experiência. E como o poder de ‘nen’ não existe, The Void é definitivamente algo de grande interesse para entusiastas de realidade virtual.

--

--