Identificação pela íris

Laura Côrtes
Tendências Digitais
1 min readSep 30, 2018

Cada vez mais as pessoas querem se desprender de objetos para identificação. Em vários filmes existem a possibilidade de identificação facial, vocal, por cérebro, por DNA, pelas mãos, pelo lado da palma da mão, pela respiração e por retina.

No filme Blade Runner existe a identificação por retina junto de um teste Voight-Kampff. No Minority Report todas as pessoas são reconhecidas pelos seus olhos, registrando seus movimentos e passando todas as informações para a polícia.

Teste Voight-Kampff (Blade Runner)
Scan de retina (Minority Report)

Atualmente a possibilidade de reconhecimento por íris existem em diversos aparelhos celulares, como o Galaxy S8 e Galaxy S9, desbloqueando-os e aumentando a praticidade da utilização.

A possibilidade de interação por reconhecimento de retina parou de ser ficção e está cada vez mais viável para a atualidade, logo a tecnologia passará para sistemas de compra (atualmente existem ferramentas de pulseiras para pagamento, digital, cartões por contato e celulares) e quem sabe, pode virar um novo sistema de RG, sem necessidade de carregar mais nada além de seus próprios olhos.

--

--