Implantes de rastreamento

Bruno Burigo Guimarães Back
Tendências Digitais
4 min readSep 18, 2017

Total Recall” retrata um futuro onde a maior parte do planeta Terra fica inabitável devido a uma guerra química, agora somente dois territórios são próprios para a vida: a chamada União Federativa da Bretanha (UFB) e a Colônia.

O Protagonista do filme Douglas Quaid é um operário que mora na Colônia, um dia entediado com sua rotina decide ir a Recall, uma empresa que implanta memórias de acordo com a escolha do clinte. Assim ele decide escolher ser um agente secreto, porém ao fazer isso o processo dá errado e ele acaba entrando em confronto com a polícia, adquirindo habilidades extraordinárias de combate. Após isso é perseguido pelo governo.

Em uma parte do filme Quaid recebe uma ligação, só que esta vem de dentro da sua mão, um celular está implantado. A ligação vem de um homem que ele não conhece, que lhe adverte sobre sua atual situação. Além de poder fazer e receber ligações o celular ainda pode ser pressionado contra uma superfície de vidro, podendo assim ver quem está do outro lado da ligação.

O homem explica que o celular na verdade foi implantado com o intuito de rastreá-lo pela UFB, falando a Quaid para se livrar dele, então ele decide arrancá-lo de sua mão com um pedaço de vidro.

No filme “Os 12 Macacos”, a história de desenrola sobre um vírus que quase acaba com a população mundial em 1996, levando a população restante viver no subsolo. Em 2027 James Cole, um condenado é escolhido por cientistas para viajar no tempo e colher informações sobre o vírus para conseguir desenvolver uma cura. No decorrer do filme Cole acaba viajando para várias épocas, como o ano de 1990, 1996 e 1918, deixando-o extremamente desorientado.

Em um certo momento ele não quer mais voltar para o seu tempo, quer viver na época antes da calamidade causada pelo vírus, acaba recebendo mensagens de possíveis pessoas da sua mesma época que ele estava sendo observado e rastreado pelos cientistas por um dispositivo implantado em seus dentes. Deste modo ele resolve arrancar parte de seus dentes, assim não poderiam mais achá-lo como também não podiam mais fazer com que ele viajasse no tempo.

Saindo fora da ficção científica, uma empresa norte americana resolveu implantar chips nos corpos dos funcionários, a fim de substituir o cartão de acesso, crachás e senhas. A empresa que forneceu os chips resolveu implementar esta mesma ideia para companhias brasileiras.

O chip ficaria localizado entre os dedos polegar e indicador sendo do tamanho de um grão de arroz, funcionando como um código de barras para os leitores digitais, assim seriam fornecidas informações sobre a área de atuação do funcionário e dados de seu cartão de crédito caso estes queiram comprar algo na cantina da empresa.

O CEO da fabricante de chips (Three Square Market), Todd Westby, afirma que toda a instalação dos chips nestes funcionários ocorreu de forma voluntária. Entretanto este tipo de tecnologia vem recebendo críticas, pelo fato de que o empregador poderá monitorar seus funcionários inclusive nos momentos de descanso e seu trajeto para casa, descobrindo deste modo seus hábitos de consumo.

Para ser possível este tipo de monitoramento, seria necessário a instalação de um GPS nos chips, o que Westby afirma que não foi feito, mas segundo ele a tecnologia para um GPS alimentado pelo corpo já foi desenvolvida pela Three Square Market.

Segundo Westby, dois hospitais brasileiros procuraram a Three Square Market, para fazer testes com pacientes que sofrem com doenças degenerativas, pois o chip consegue armazenar dados sobre o histórico do paciente. Ainda afirma que a tecnologia também poderá ser usada pelo sistema penal brasileiro, como a substituição das tornozeleiras eletrônicas. Contudo uma nova proposta em andamento na Justiça Brasileira, impossibilita a instalação deste dispositivo sem a devida autorização do indivíduo.

Caso esta nova forma de tecnologia venha com a implementação de GPS , haveria o risco de invasão por hackers e a possibilidade de infligir a privacidade das pessoas, Westby como afirmou antes diz que os chips instalados pela Three Square Market não possuem tal dispositivo, o que impossibilitaria a chance de invasão, e garante que o GPS somente será lançado quando a tecnologia for totalmente segura.

--

--