Inacessível para surdos

Mariana A. dos Santos
Tendências Digitais
2 min readMay 31, 2017

Uma tendência que vem crescendo bastante entre os usuários é o comando por voz em smartphones, pois desejam a praticidade em suas atividades, mas infelizmente não é tão prático para os deficientes auditivos. Pois os surdos têm dificuldade na fala e o aplicativo demora mais para entender o que a pessoa falou, ou então, o surdo utiliza apenas LIBRAS, não há a possibilidade de usar o comando de voz.

Apesar que cada uso o programa consegue “aprender” a fala diferenciada da pessoa, mas é um processo mais lento com os surdos, teve vários surdos abandonando o uso do comando de voz por não satisfazer com o resultado da interface.

A tendência de usar o youtube como ferramenta de aprendizado vem crescendo bastante também, mas nem todas tem legenda e isso impede que os surdos apreciarem os projetos postados. Existe a legenda automática, mas nem sempre funciona bem e aparece palavras que não condiz com o que a pessoa falou no meio da frase.

Poderia até procurar vídeos em LIBRAS, mas não são todos os surdos que tem esse conhecimento da língua, pois existe surdos oralizados e fazem o uso da leitura labial, quando o vídeo não tem a possibilidade de fazer leitura labial, têm a necessidade das legendas para entender.

Muitos se empolgam criando novas tendências, novas interfaces, mas existe muitas interfaces que não foram pensadas para os deficientes auditivos ou para algum outro deficiente. As tendências estão cada vez pior para os deficientes, principalmente, para os surdos.

Textos relacionados:

--

--