Inteligência Artificial

Personagem Ultron de Avengers: Age of Ultron

Desde a década de 50 que se discute a respeito de Inteligência Artificial e o auxílio do trabalho de máquinas ao trabalho do ser humano, por exemplo. Achei interessante tocar nesse tema, não voltando para uma visão técnica de possibilidades discutidas nesse campo, nem tentar definir o conceito, visto que existem diversas discussões a respeito de uma definição para esse termo.

O destaque que trago aqui hoje, é referente ao impacto em que a diversidade de culturas existentes, podem influenciar em um “ser” que tem acesso a milhares de milhões de informações, assim como nós, mas que diferente de um ser humano, a capacidade de absorção de conteúdo seria infinitamente maior.

No mês de março, a Microsoft expôs um projeto de inteligência na internet com foco na interação com adolescentes e o mesmo, foi retirado do ar em menos de 24 horas. O motivo? O projeto Tay, que deveria ser uma forma perspicaz de interação, passou rapidamente a reproduzir o racismo, ignorância e apoio a causa dos supremacistas brancos.

Por mais que hajam comentários ignorantes num ponto de vista de respeito ao próximo, as pessoas possuem sua liberdade de expressão e, de que modo seria benéfico uma inteligência que vai contra preceitos de respeito?