Olhos biônicos

Marcos Cerqueira
Tendências Digitais
2 min readSep 29, 2017

E se pudéssemos ter olhos que gravam tudo o que acontece como em Black Mirror ou então olhos biônicos como o de Batou em Ghost in The Shell? Parece ser ficção mas são coisas que vem sendo pensadas há algum tempo.

Algo parecido foi implementado pelo Google, o chamado Google Glass, que não era nada menos que um óculos que possibilitava a gravação de vídeos ou momentos. Há uma empresa que quer ir além, mas o objetivo é outro: A correção de doenças relacionadas a visão, como a miopia. Até agora o único projeto aprovado pelos EUA é o Argus II, da empresa Second Sight, funciona usando uma câmera integrada em um par de óculos e um implante na superfície do olho conectado ao nervo óptico. Atualmente usuários só são capazes de perceber sombras e silhuetas.

Como ainda é uma tecnologia nova, não é algo capaz de corrigir a visão completamente, mas há vários estudos e pesquisas em desenvolvimento.

Algo que era visto apenas em filmes de ficção científica pode estar mais perto de nós do que imaginávamos. Agora só o tempo dirá se os estudos e projetos valerão mesmo a pena.

--

--