Interfaces ilustradas

Rayane Mendes
Tendências Digitais
4 min readNov 24, 2018

Já parou para analisar que diversas marcas estão usando ilustrações e vídeos personalizados? Esta é uma tendência recente que está crescendo bastante e sendo adotada por diferentes empresas no desenvolvimento de seus sites. Ela traz originalidade e estilo nas criações das páginas, como também, cativa o público

Atualmente, com a influência do estilo Skeumorflat (uma junção do Flat design e Design Skeumórfico) no meio digital, é muito importante para os sites e aplicativos terem uma interface dinâmica, fluida e agradável, pois é através desses artifícios que os usuários são atraídos, já que, a primeira coisas que eles se deparam é com o visual da página só para depois interagir com o produto. Com isso, uma interface bem planejada ela passa confiança, torna o meio fácil de ser usado e afeta o humor, assim, o público passa a interagir com o ambiente que está acessando pela credibilidade que ela ganha.

E isso pode ser notável com o uso de ilustrações personalizadas que estão cada vez mais aparecendo no campo de UI Design, os profissionais estão substituindo as fotografias do Pexels (site de galeria de fotos compartilhadas gratuitamente) e Screenshots de artefatos que antes eram utilizadas, para colocar belíssimas ilustrações como característica above-the-fold.

Além disso, as ilustrações são muito importantes como meio de comunicação visual, pois elas podem ressaltar os conceitos de uma marca, histórias ou público-alvo de forma compreensível e mais expressivas.

As ilustrações resolvem um problema de representatividade muito sério das fotos. Quando definimos uma foto de uma pessoa para ser a capa de um site, aquela pessoa passa a personificar o tipo de usuário que se busca atender e faz com que outros usuários (mesmo que se encaixem no perfil psicográfico) se sintam não representados. (bossabox)

Por isso esta tendência permite criar estilos únicos assim representando uma grande quantidade de pessoas, no qual oferece uma melhor experiência ao usuário.

interface da apple store que utiliza ilustração nas páginas de notícias

Outras técnicas que utilizam as ilustrações para proporcionar uma experiência agradável para os usuários, são o “parallax scrolling” e “layout fora do grid”.

O parallax, é uma forma de envolver os usuários através de animações simples que são ativadas quando rola a página, ele faz com que os elementos de diferentes camadas se movimente em velocidades distintas. Esse efeito proporciona uma ilusão de profundidade no site.

Essa técnica serve muito bem em criação de página em formato de quadrinhos no qual contam uma história, como é o caso do site da Peugeot que desenvolveu uma página interativa que conta um storytelling com quadrinhos ilustrados, assim imergindo o usuário do produto.

Já o “layout fora do grid”, os designers progressista procuram se inovar redimensionando os limites dos grid e criando artes que utiliza tipografias e ilustrações, proporcionando assim para o usuário mais fluidez e dinamismo.

Além de sites, é possível perceber o uso de interfaces ilustradas em jogos, no qual são criados para expressar a ideia do jogo e atingir o respectivo público, mantendo um padrão na construção dos elementos que compõe a interface.

Com isso, ainda pode se ver uma crescente no uso de ilustrações para criação de interfaces. As empresas estão cada vez mais adaptando e mudando os seu sites para o padrão do estilo Skeumorflat e aplicando técnicas que aumente a dinâmica e fluidez do usuário com o produto, assim, diversos outros meios digitais também estão aperfeiçoando e aderindo as ilustrações como forma de representar e expressar os conceitos dos artefatos, como pode se ver em jogos, aplicativos e sites.

Referencias:

--

--