Interfaces impulsivas

vitor schlusaz
Tendências Digitais
3 min readMay 26, 2018

Compras não impulsivas podem ser divididas em duas partes, a primeira parte é a decisão de compra em um lugar fora do ambiente de compra, e a segunda parte é a compra do produto efetivamente. As compras por impulso são compras que a decisão de adquirir um produto já ocorre no próprio ambiente da loja, e que não foram programadas pelo consumidor, por exemplo, uma família faz uma lista de compras, de repente eles veem um chocolate na “promoção”, o chocolate não estava na lista deles, mas eles compram mesmo assim, pois o produto foi chamativo pelo fator de estar na promoção.

A internet facilita muito as compras por impulso, pois ao entrar em um site já estamos no ambiente de compra, e ao ver um produto que nos interessa é muito fácil comprar, pois não precisamos sair da nossa casa.

A interface de sites de compras online facilitam muito para o cliente comprar coisas por impulso. Após efetuar o cadastro, muitos sites de compras na web já salvam todos as suas informações como, cartão de crédito, endereço, nome, etc, assim facilitando a vida do usuário para adquirir um novo produto.

Além desse sistema também possuímos o “carrinho de compras”, neste sistema o usuário vai adicionando vários produtos sem visualizar o preço total deles até ir para o processo finalizar a compra.

Os sites de e-commerce adoram induzir os usuários em sua homepage, eles utilizam dados de pesquisas antigas do usuário para ofertar produtos na home. Por exemplo um usuário pesquisa um livro e um monitor no site submarino, após a pesquisa o site já identifica os produtos que podem interessar o usuário. Vale salientar que muitos sites de e-commerce usam esse sistema, não apenas o submarino.

Não podemos falar de compras por impulso sem citar a Amazon, eles possuem um o sistema “buy with 1-click”, que são perfeitas para o usuário adquirir um produto impulsivamente. As compras por um clique diminuem muito o esforço cognitivo que o usuário precisa fazer para efetuar a compra, com esse método o comprador tem muito menos chance de desistir de levar o produto.

Os sites de e commerce tendem a melhorar a interface cada vez mais para o usuário comprar produtos impulsivamente, cabe aos usuários resistirem a essa tentação.

O site da BBC oferece algumas dicas para evitar as compras por impulso:

“O psicólogo Howell sugere esperar 24 horas antes de fazer uma compra por impulso, por mais barata que seja.”

“Outro truque: comece a monitorar seus gastos e pague sempre em dinheiro. Se você conseguir visualizar a quantia que está indo embora, terá mais chances de comprar apenas aquilo que você realmente quer.”

Link da matéria completa:

--

--