Interfaces transparentes

Patricia Lupi
Tendências Digitais
3 min readApr 24, 2018

Divulgado em 2011, o vídeo A Day Made of Glass é uma visão do futuro que propõe o vidro como uma interface interativa. O vídeo é da empresa Corning.

Pode parecer que esse tipo de tecnologia está presente somente idealizações de empresas e em animes como Big Hero 6, a série ou Dennoul Coil, mas já existem produtos disponíveis que com essa tecnologia de interfaces transparentes.

Ao transformar essa ideia em realidade, este avanço está realizando:

  • o processo de simplificação das telas já existentes, pois não iria precisar de tantas camadas de materiais para produzir a tela, monitor, Tv ou outra interface.
  • o aprimoramento da tecnologia de projeção de informações na tela, já que, as configurações dos pixels muda bastante da usual, são 4 sub-pixels (nas Telas OLED transparentes) nas cores azul, verde e vermelho e um sub-pixel que sobre fica vazio, que resulta na transparência.

Os ideias para a O transparent OLED (tecnologia aplicada nessas interfaces transparentes) é que elas substituam as telas, e, fosse uma tecnologia catalizadora para inserir telas em outras superfícies e objetos, como o óculos da série Dennoul Coil. O que permitiria a disseminação mais rápida da Internet das Coisas, por causa desse aumento de possibilidades de aplicação de interfaces interativas.

A pesquisa para essa tecnologia começou recentemente, mas já apresenta avanços surpreendentes.

Em 2010 no CES (Consumer Technology Association), a Samsung colocou em exposição um notebook com tela transparente de 14 polegadas.

Em 2014, o MIT publicou um vídeo no Youtube mostrando suas pesquisas referentes à como transformar em realidade essa tecnologia. Eles conseguiram desenvolver uma interface que permitia dispor informações com emissão de luzes fluorescentes, sem que essas luzes passassem para os objetos que ficam atrás, de forma barata e eficiente.

2016

No CES novamente, a Panasonic expõe um outra outra interface, em vidro exibida em uma estante, no tamanho de 18 polegadas que projetava imagens, vídeos, além de ser interativa, devido a detecção de movimento. Nesse época a Panasonic gostaria de deixar a interface mais transparente e por isso ela não estaria tão cedo no mercado.

2018

A LG com a linha Transparent OLED Signage mostra as interfaces transparentes no Integrated Systems Europe daquele ano com 55 polegadas e atrai a atenção do público para essa inovação.

Isso tudo para mostrar que as interfaces são possíveis e a imaginação/projeção de onde ela vão estar depende da criatividade dos seus desenvolvedores.

Conheça o Navdy, um dispositivo que tem essa interface transparente e foi criado para ficar no carro na visão do motorista permitindo que ele não tire o olho da rua, mesmo falando ao telefone, mandando mensagem e até twittando.

Essas interfaces estão sendo adotadas por vários setores, desde o automobilísticos, até o de lazer, saúde, educação. Se essa tecnologia de interfaces transparentes continuar se expandindo e sendo aprimorada ela irá se tornar uma tecnologia complementar de outras ideias, como, por exemplo, da realidade aumentada.

Referências

https://www.significados.com.br/?s=interface

https://www.infowester.com/lcd_plasma_oled.php

http://www.planar.com/innovations/transparent-oled/

http://notebooks.com/2010/02/08/samsungs-transparent-display-notebook-may-ship-in-2010/

https://www.tecmundo.com.br/ces-2016/92728-panasonic-apresenta-displays-transparentes-incriveis-ces-2016.htm

https://www.cinos.net/lg-transparent-oled-signage-steals-show-ise-2018/

http://overlanderbrasil.com/navdy/

--

--

Patricia Lupi
Tendências Digitais

UX Designer inciante, com muito interesse em impacto social, empreendedorismo e tecnologia.