Arte na Internet

Glenda Mörking Kruk
Tendências Digitais
5 min readMay 15, 2017

Com a visível evolução e expansão da internet, muitas das atividades cotidianas foram incrivelmente facilitadas. Dentre essas atividades estão algumas de um nicho muito específico, os artistas. As atividades desse público englobam necessidades como a divulgação de seus portfólios de maneira mais rápida e eficiente. Levando em consideração que os portfólios são compostos de ilustrações, pinturas, arte conceitual, produção de peças para jogos, histórias em quadrinho, etc., todas essas opções podendo ser confeccionadas por meio digital ou tradicional, viu-se uma necessidade de criação de meios apropriados para o armazenamento ideal dessas obras, para que elas tenham a melhor exposição e melhor qualidade possíveis.

Percebida essa necessidade de exposição de artefatos artísticos em meio digital e on-line, começaram a ser pensados e produzidos sites e blogs específicos que dessem a melhor visualização, e melhores oportunidades de divulgação e compartilhamento do conteúdo. Era necessária uma interface que desse boa visualização às obras, para que o trabalho do artista fosse devidamente valorizado. Entretanto, assim como há diversos tipos de artistas e, consequentemente diversos tipos de artefatos artísticos, também começaram a ser desenvolvidos diferentes tipos de mídias, que dessem o suporte mais adequado possível para todos os tipos de obras.

Levando esse fato em consideração, foram criados sites com um ar mais profissional, especialmente direcionados para a publicação e divulgação de portfólios, como ArtStation, Behance, Pinterest, CGsociety, etc. Percebe-se, nesses exemplos, que há uma forma de disposição dos elementos semelhante em suas páginas. As obras dos artistas aparecem na janela em formato de thumbnail (miniatura da peça apenas para visualização num feed) quadrado ou retangular, uma ao lado da outra, tendo como objetivo mostrar todas sem dar mais exposição a ninguém, fato que infelizmente não se cumpre, como no exemplo demonstrado do ArtStation, no qual uma obra considerada por eles mais relevante tem muito mais exposição que outras.

Em ordem, exemplo de feed fo ArtStation, Behance, Pinterest e CGsociety

Isso não acontece somente nesses sites, há também um site que tem como objetivo ser ambos, portfólio online e um modo de as pessoas compartilharem sua arte apenas por diversão. Este chama-se DeviantArt. Nele os artistas, profissionais ou amadores, podem fazer o upload de suas obras, colocando-as em categorias específicas para serem mais facilmente encontradas por um determinado público. Nota-se nele a mesma forma de exposição em thumbnails, que serviria para não dar prioridade à ninguém, porém, a própria plataforma elitiza a arte quando cria categorias como as Daily Deviations (artes que foram mais favoritadas e indicadas em um dia), o “What’s hot” que mostra quais as artes que mais estão sendo favoritadas e comentadas em determinado momento, etc. Dessa forma, artistas menores não possuem a mesma possibilidade de visualização que os mais populares, e acabam sentindo-se coagidos e menosprezados. Esses artistas acabam migrando para plataformas mais amigáveis, nas quais as visualizações que são recebidas são de mérito do próprio artista, e não feita por propaganda do site.

Exemplo de feed do DeviantArt

Como plataformas mais amigáveis, mencionadas acima, pode-se citar microblogs, como o Tumblr, Twitter, Instagram, etc., os quais não foram especialmente criados para fazer a divulgação de arte, mas que dão conta do recado muito bem. O Tumblr, com sua interface customizável, dá a possibilidade de os artistas criarem suas páginas conforme duas preferencias e necessidades. Nele é possível fazer a exposição das fotos lado a lado (como demonstrado na imagem de exemplo) ou por meio de feed de rolamento, na qual as fotos aparecem uma abaixo da outra, podendo ser visualizadas por meio do scroll da página. No Twitter, por meio da busca a interface mostra as imagens no estilo thumbail, e quando se vai para a página de determinado artista, essa exposição fica na forma de uma imagem abaixo da outra, estilo scroll. O Instagram dá a possibilidade de o usuário escolher como quer visualizar, tanto a página de um artista específico, quanto os resultados de busca, estes podendo ser feitos por meio de scroll, ou por meio de thumbnails. Essas três plataformas funcionam com a forma de “tags” ou “hashtags” para categorizar, e consequentemente, facilitar na busca por determinado tipo de arte, porém, o Tumblr ainda sai na frente na questão de compartilhamento, pois, quando algum artefato é compartilhado por alguém, todas as curtidas e visualizações que a imagem compartilhada recebe vão também diretamente para a imagem fonte, dando mais visualização e créditos ao artista que a publicou.

Em ordem, exemplos de feed do Instragam, Twitter e Tumblr

Não se pode esquecer ainda da crescente migração de um tipo bem específico de artistas para o meio digital, os quadrinistas. Uma tendência já identificada como a dos “webtoons”, também conhecidos como Webcomics, consiste em histórias em quadrinhos feitas especialmente para serem publicadas no meio digital. Alguns artistas ainda utilizam a forma tradicional de quadrinização, aquela conhecida por todos utilizada em gibis, HQs e mangás, porém, uma nova forma de layout foi criada para essas histórias, com fim de melhor se adaptar às telas de computadores, celulares e tablets. E, para comportar esse novo estilo de se escrever histórias em quadrinhos, foram criados sites que dão a melhor visualização para o trabalho dos artistas, como o Tapastic e o Line Webtoon. Neles, a forma que se visualiza o feed e a busca é similar com os outros sites de arte, cada história possui um thumbnail específico, com uma imagem chamativa, e todas aparecem em forma de quadrados ou retângulos. Já a visualização das histórias em si se dá por meio de scroll, visto que o seu formato é vertical, contendo poucos quadros em uma linha, na maioria das vezes cada quadro ocupa uma linha inteira, e são dispostos um abaixo do outro.

Exemplos de feed do Line Webtoon e Tapastic, respectivamente.

--

--