Jogos de Luta

Lílio Sampaio
Tendências Digitais
2 min readSep 17, 2018

O mercado de jogos eletrônicos teve início entre as décadas de 1970 e 1980, com o lançamento de fliperamas e consoles de videogames, possuindo poucos gêneros de jogos, entre eles, o de luta.

Jogos de luta são caracterizados por duas personagens duelando até a vitória por derrotar o inimigo ou pelo tempo esgotar, a luta consiste em algumas rodadas e são efetuadas em arenas que limitam o espaço da briga, sua fórmula foi consolidada com o lançamento do jogo Street Fighter II (1991), mesmo não sendo o primeiro desse gênero, ele é considerado o pioneiro por muitos, por introduzir muitas mecânicas que vemos até hoje em jogos atuais.

Comparação de gráficos da franquia Street Fighter.

Com a ascensão dos jogos, a comunidade foi crescendo e viram como o gênero de luta pode ser levado para o lado competitivo com o surgimento de campeonatos, que reúne vários jogadores para disputar entre si, surgindo então o esporte eletrônico. O principal evento de jogos de luta é a EVO (Evolution Championship Series), mundialmente conhecida por ser o maior torneio desta categoria, movimentando mais de 1.400.500,00 dólares em premiação. Todos os anos esse evento produz momentos memoráveis para a comunidade de jogos de luta, por exemplo em 2004:

Daigo (veterano no cenário competitivo de Street Fighter) apara o ataque especial do oponente e vence a partida.

Com o passar dos anos, foram lançados mais jogos de luta, baseados em franquias famosas, como Marvel e Dragon ball, com isso chamando mais atenção de novos públicos, e cada vez ficando mais acessíveis para novos jogadores entrarem no cenários competitivo, pelo fato de “facilitar” a jogabilidade, muitos se dedicam para ganhar a vida com isso, como jogadores, treinadores e apresentadores. A maior parte dessas influências vem do entretenimento proporcionado através de plataformas de streaming, com uma apresentação áudio visual deslumbrante.

--

--