Jogos de Múltipla Escolha

Ana Lígia De Souza Mello
Tendências Digitais
2 min readApr 28, 2016

O comportamento que identifiquei entre meus colegas foi o interesse crescente em jogos de multipla escolha. Nós últimos anos, muitas empresas de games tem direcionado o foco de produção para tal categoria. São jogos onde cada ação do protagonista influenciam não apenas no final do jogo, mas também na opinião que os outros personagens tem do jogador e no caráter do protagonista.

Heavy Rain by Quantic Dream (2010)

Fugindo do padrão de “resgate misturado com matança virtual” à qual muitos jogos se resumem, jogos de múltipla escolha possuem narrativas envolventes, assim como responsabilidade sobre os outros seres da narrativa. São jogos que fazem o jogador se envolver muito com os personagens e o próprio protagonista e repensar atitudes que se tornaram padrão ao longo da história dos games, já que suas ações possuem mais consequências do que o normal no mundo dos jogos.

Em Heavy Rain o jogador controla 4 personagens diferentes: Ethan, Madison, Jayden e Scott. Cada um deles está investiganto por si só o Assassino do Origami enquanto tentam lidar com seus próprios demônios pessoais (Madison, por exemplo, sofre de ezquizofrenia e síndrome de perseguição). Qualquer pequena escolha, independente de ser correta ou não, afeta o desfecho da história e também quais personagens estarão vivos no final do jogo.

Undertale by Toby Fox (2015)

Um dos jogos mais recentes de múltipla escolha é Undertale, onde matar personagens secundários e principais faz com que os personagens restantes censurem as atitudes do jogador. A narrativa passa pressionar tanto nesse aspecto que alguns sites classificaram Undertale como possível jogo de terror psicólógico.

Em outros casos, a linha entre decisões boas e más não é tão óbvia. Na série Witcher, você é apresentado extremos diferentes e muito imparciais quanto a questão de bem e mal. Se torna uma questão muito mais pessoal e complexa para o jogador, o aproximando mais da realidade onde nem tudo é tão preto e branco.

Fallout 4 by Bethesda (2015)

O sucesso desses jogos e a sua popularização devem-se não somente ao envolvimento com a história e os personagens, mas principalmente o peso da responsabilidade que é dada ao jogador e quanto do caráter dele é julgado através de cada decisão.

--

--