Jogos Multiplayer

Glenda Mörking Kruk
Tendências Digitais
4 min readJun 17, 2017

Jogos sempre foram criados com o objetivo principal focado no entretenimento de qualquer um que venha a usufruir deles. Desde os tempos antigos, quando as remotas civilizações criavam suas competições, brincadeiras e olimpíadas, os jogos, além de fazer com que seus jogadores estivessem sempre superando seus próprios limites, faziam com que, direta ou indiretamente, houvesse interação entre as pessoas que estão participando.

Com o advento dos jogos eletrônicos essa cultura se manteve, e os consoles e jogos digitais se adaptaram para que as pessoas pudessem se divertir ao mesmo tempo jogando um mesmo jogo. No início, quando o acesso à internet ainda era demasiadamente limitado, as jogatinas em grupo se davam apenas por meio de multiplayer local. Um console deveria ser capaz de comportar um número específico de pessoas para que elas pudessem interagir no jogo.

O nintendo 64 dava a possibilidade de até 4 pessoas jogarem ao mesmo tempo

Atualmente, com o rápido desenvolvimento e a otimização da distribuição do sinal de internet, pessoas que sequer se conhecem podem jogar o mesmo jogo simultaneamente e interagir dentro dele, ainda que estejam em continentes diferentes. Isso se dá pelo fato de que os próprios jogos oferecem a opção de multiplayer, se o jogador possuir conexão estável com a internet. A produção de jogos nesse estilo está cada vez maior, atingindo níveis em massa, pois é uma tendência que abrange um público que cresce a cada dia, sem falar na popularidade de jogos que já foram lançados há algum tempo, mas que continuam em alta, e não mostram sinal de caírem em questão de número de players tão cedo.

Campeonatos de jogos multiplayer

O que ajuda esses jogos a se popularizarem ainda mais são os baixos preços que esses podem chegar a ter, tanto em determinadas épocas do ano, ou mesmo dependendo de onde são adquiridos. Comunidades de jogos, como a Steam, a Origin e similares, por fazerem a venda de títulos em forma digital, oferecem-nos por preços muito mais baixos comparados com o preço dos mesmos em formato físico, visto que eles não possuem o preço de produção dos matérias, dos impostos sobre jogos, nem os preços de frete, se houver necessidade. Além de tudo isso, essas plataformas oferecem grandes descontos em determinados períodos do ano, como por exemplo a Summer Sale da Steam, que deixa os jogos com preços ainda mais acessíveis.

Ainda é valido mencionar os jogos que são oferecidos gratuitamente, que atraem um grande número de pessoas para usufruir deles. Esses jogos oferecem a opção de a pessoa conseguir aproveitar o jogo de forma gratuita, porém, se ela quiser aproveitar ao máximo de todas as funcionalidades deste ela precisa fazer um investimento, seja em equipamentos para os personagens, seja em novas skins, etc. Ou seja, os desenvolvedores não ganham dinheiro pelo jogo em si, mas pelos atributos vendidos dentro dele, sem contar os inúmeros itens de merchandising, que também atraem muitos consumidores que querem de alguma forma contribuir com a produção do jogo, ou mesmo que apenas tenham o desejo de possuir algo físico do título que tanto amam.

Exemplo de merchandising de jogos

Quando se fala em jogos multiplayer online hoje em dia, alguns dos títulos mais populares já veem à mente, como League of Legends, Dota, World of Warcraft, etc. Esse tipo de jogo demanda do usuário a interação com outras pessoas, pois, como o nome já diz, eles são jogos para mais de um player. Porém, na maioria das vezes, apesar desses títulos serem feitos para gerar a interação entre pessoas, eles não possuem um sistema de comunicação eficiente para que os jogadores possam formar suas táticas, ou mesmo compartilhar suas experiências em tempo real. O meio que diversas pessoas acharam para suprir essa necessidade de comunicação mais eficiente foi fazer a utilização de plataformas de comunicação por voz ou vídeo, como o Skype, o discord, e similares, visto que os chats oferecidos pela própria plataforma do jogo não se mostram úteis, uma vez que os jogadores têm que estar muito atentos ao que está acontecendo dentro do jogo em si, e não às conversas que ocorrem entre os players.

Como se todos os fatos apresentados já não bastassem, ainda há uma outra forma de divulgação que ajuda esse tipo de jogo a ter ainda mais visibilidade no mercado e entre os jogadores, que são os streamings. Estes podem ocorrer tanto de modo gravado quanto de modo ao vivo, e oferecem a opção de acompanhar e ver seus jogos favoritos às pessoas que por algum motivo não os possuem. Apesar de não soar tão apelativo quanto realmente jogar, os streamings de jogos atraem um público muito grande, com pessoas realmente interessadas em ver outras pessoas jogando, seja para aprender novas técnicas, ou mesmo para ouvir as piadas e comentários que o jogador faz enquanto transmite a sua gameplay.

--

--