Jogos para mostrar como é a vida com uma doença

Kaz Born
Tendências Digitais
2 min readAug 17, 2016

Jogos estão expandindo sua gama de temas até hoje, e como jogos estão ficando mais conhecidos e a produção deles está ficando mais inclusiva, os temas tem ficado mais diversos. Ultimamente um tema que está crescendo bastante são doenças, principalmente as mentais. Esse tema está ficando cada vez menos taboo na nossa sociedade e esses jogos ajudam pessoas a entender certas doenças.

Jogos como Axiety Attack são simples e passam a mensagem com claridade. No jogo você anda por uma floresta tentando achar seus lugares pacificos e ao mesmo tempo evitar os ataques de anxiedade, que bombardeiam sua tela com mensagens como “I’m about to die” e “I must run” (“Estou prestes a morrer” e “Preciso correr”). A pessoa jogando passa a entender o quão ruim é ter um ataque de panico, e tem uma compreenção maior sobre quem tem anxiedade.

Beyond Eyes aborda outro tipo de doença: a protagonista é uma menina cega que está procurando seu gato perdido. No jogo só é possivel ver poucos metros a sua frente, e coisas podem mudar sem aviso. Isso se dá pela menina “construir” o mundo a sua volta através dos outros sentidos. Foi o primeiro jogo que eu joguei que abordou esse tipo de tema. Ele mostra a dificuldade de uma pessoa cega de navegar pelo mundo, uma tarefa aparentemente fácil.

Jogos assim podem atingir um nivel pessoal para amigos e familiares de alguem que tem uma doença, e facilitar a vida de pessoas que tem doenças a entender que não estão sozinhas ou demonstrar como se sentem como mais facilidade. Tambem deixam mais fácil pessoas com doenças como essas interagirem com o mundo e reproduzirem sua criatividade em mais meios, sabendo que serão aceitas.

--

--