Jogos que Exigem Habilidade

Carneiro
Tendências Digitais
5 min readJun 16, 2018

Nos jogos de antigamente, os jogadores tinham que aprender jogando, quase não tinham tutoriais, saves, checkpoints e exigiam muito reflexo, com a evolução do game design essas características foram se perdendo, tutoriais obrigatórios para controles mais elaborados, saves e checkpoints para consoles que tinham mais memória para armazenar informação, o reflexo exigido se manteve presente em muitos casos.

Muitos jogadores mais velhos sentem saudades destes tempos de jogos mais difíceis, onde os saves eram feitos por password, ou que caso morresse devia rejogar a faze inteira, e essa saudades transforma as pessoas no que chamamos de saudosistas, pessoas que reclamam de tudo atual e dizem que o antigo era melhor.

Muitos estúdios atualmente começaram a criar jogos que tem uma pegada mais difícil do que o padrão atual, em 2011 foi lançado Dark Souls, um jogo considerado muito difícil e estressante, pela facilidade em morrer e ter que percorrer grandes caminhos até chegar onde morreu ou na próxima bonfire, checkpoint do jogo. Dark Souls é um RPG de fantasia com mundo aberto, uma gameplay inovadora como um hack and slash mais tático, onde o jogador deve sempre cuidar com a estamina para poder se defender e atacar, o jogo exige bastante reflexo e perceptividade do jogador, já que ele deve estar atento ao seu redor o tempo todo, pois ataques podem vir de qualquer lado a qualquer momento. Seu antecessor Demon`s Souls saiu em 2009 e era exclusivo para Playstation 3, mas o sucesso da franquia Souls estourou com Dark Souls.

Após o surgimento da franquia Souls foi perceptível um aumento de jogos que exigem mais habilidade dos jogadores, alguns chegando a forçar uma dificuldade com inimigos com muita vida e muito dano, tornando o confronto, algumas vezes, longo e cansativo. Alguns jogos com uma gameplay parecida com Dark Souls também começaram a surgir.

Em 2015 foi lançado Bloodborne, produzido pela Fromsoftware, mesma desenvolvedora de Dark souls, mas com uma jogabilidade totalmente diferente, baseado em Lovecraft, Bloodborne é um jogo mais sombrio, uma noite de caçada começa e os caçadores saem as ruas para matar as criaturas que espalham caos em uma matança sem fim.

Com uma arma branca em uma mão e uma arma de fogo na outra, o jogador precisa matar centenas de criaturas com rapidez e reflexos precisos, de lobisomens a monstros gigantes, o jogador não conta com o escudo, ficando muito aberto aos golpes inimigos, dependendo assim inteiramente de sua esquiva, o jogo também conta com um sistemas de dungeons, ao conseguir certos ingredientes no mapa do jogo, o jogadores pode abrir um portal para as dungeons, onde pode conseguir itens melhores e outros ingredientes para outras dungeons, um dos chefões mais difíceis do jogo está na última dungeon. Bloodborne é exclusivo de Playstation 4 e tem uma expansão, The Old Hunters, que adiciona ao jogo mais algumas árduas horas de gameplay com mais 11 armas e 5 chefões, um mais difícil que o outro.

Nioh, desenvolvido pela Team Ninja e lançado no começo de 2017, é um jogo do mesmo estilo de Dark Souls, mas com uma temática de Japão feudal, sua jogabilidade é rápida e exige ainda mais reflexos e habilidade do que Dark Souls, com muitos inimigos que matam em poucos golpes e chefões que matam com apenas um, igual a Bloodborne, Nioh não conta com escudos e o jogador depende totalmente de sua habilidade, ou reflexos, em esquivar dos ataques, Nioh também permite jogar com um amigo, mas apenas após o termino do jogo, escolha tomada pelos produtores por causa da facilidade que o jogo tem ao não ser jogado sozinho.

Saindo um pouco do padrão Souls de jogos, muitas desenvolvedoras de jogos indies tem adotado esse tipo de dificuldade para os jogos, com isso, vamos falar de Furi, desenvolvido pela The Game Bakers, lançado em 2016, atualmente disponivel em todas as plataformas da atual geração de consoles, Furi um jogo top down shootes com elementos de bullet hell e muita ação em um mundo bem colorido num estilo retro sci-fi, Furi conta a história de um protagonista sem nome, preso e torturado em uma prisão, ao escapar tem que matar seus detentores para conseguir sua liberdade, exigindo muito reflexo e habilidade do jogador, os chefões tem muitos padrões de ataque e exigem que o jogador fique se adaptando e melhorando ao enfrentar cada um deles.

É claro que antes dessa febre já existiam vários jogos que exigiam bastante habilidade do jogador já existiam, e obviamente nem todos com uma mecânica estilo Souls, a franquia Ninja Gaiden é conhecida por sua dificuldade elevada em todos seus jogos, uma primeira trilogia foi lançada para NES (Nintendo Entertainment System) entre os anos 89 e 91 e depois uma nova trilogia em 2004 para xbox, xbox 360 e Playstation 3, Ninja Gaiden conta a história de Ryu Hayabusa, de um clã de ninjas, que após a morte de seu pai, encontra uma carta do mesmo, dizendo que se estivesse morto, Ryu deveria ir para os Estados Unidos procurar por um homem e descobrir mais sobre um artefato que seu pai havia encontrado, a trilogia de 2004 a história sofreu algumas mudanças. A gameplay é rápida e frenética, um hack and slash bem mais rápido comparado a franquia Souls, o jogador pode realizar várias combinações de ataques para derrotar seus inimigos.

Em geral esses jogos sempre estiveram presentes, com mais ou menos frequência, e sempre estarão aqui para os que gostam de se sentirem desafiados, trazendo desafios que testam suas habilidades a cada segundo, e caso não seja o suficiente, sempre teremos I Wanna be the Guy.

--

--