K-Pop a Onda Hallyu expandida pelo Digital

Erik Tetsuji Matsugano Kato
Tendências Digitais
2 min readApr 22, 2016
Hit mundial em 2012 Gagnam Style

2012 foi quando o hit do cantor Psy “Gagnam Style” explodiu a internet com um gênero musical conhecido como K-pop. Sua música cativante e seu estilo de dança totalmente fora do padrão, atraiu diferentes olhares para essa onda coreana que vem desde do anos 90 e atingiu seu pico nos anos 2000s. Grupos com 4,6,7 ou até mesmo 13 integrantes com rosto bonitos, visuais chamativos e danças muito bem coreografadas criou uma legião de fãs pelo mundo. Graças ao Youtube que tornou-se uma ferramenta importante na divulgação desse estilo.

Grupo Big Bang no clipe BANG BANG BANG!

A principal tendência que esse estilo trouxe foi comportamental. Semelhante a apropriação cultural japonesa, onde diversos costumes apresentando em animes e doramas ( Desenhos e novelas Japonesas), foram reproduzidos pelos fã. O K-Pop trouxe a Moda Coreana: uma nova forma de se vestir, cabelos coloridos e o uso de maquiagem masculina sem discriminação. Expressões também foram incorporadas, como a palavra Oppa 오빠 (irmão mais velho de uma garota na tradução literal), uma palavra que a mulher utiliza para se referir a um rapaz mais velho, no caso pode ser um cantor favorito também.

Uma tendência que já está em plateau de produtividade e que já foi percebida pela grande empresa na moda Louis Vuitton, fez um grande investimento em uma agência de entretenimento coreana.

Fora de sua terra Natal, o K-pop ajudou a criar uma subcultura que além de assistir clipes no youtube, dramas e reality show, resolveram aprender as coreografias dos videos e assim surgiu os Cover Groups, amigos que se reúnem para aprender e apresentar as coreografias em eventos de danças e cultura coreana.

Grupo Cover Fantastic Babies

--

--