Lentes Digitais

Giovanni Campos
Tendências Digitais
4 min readApr 17, 2018
Fonte: Google Imagens

Em um mundo aonde pouco a pouco a tecnologia vem tomando conta e se tornando parte do nosso dia a dia, ainda ficamos espantados ao assistir episódios com os da serie Black Mirror, em que a sociedade passa a obter um micro chip sob a pele, e ele os possibilita a tirar fotos, rever lembranças e acontecimentos, porém essa tecnologia não esta tão longe assim.

Em 2016, a empresa Samsung patenteou uma nova produção, ela consiste em uma lente que possui uma microcâmera, wi-fi, pode ser controlada pelo telefone pessoal do usuário e daria a imersão de realidade aumentada para quem obtiver.

Imagina-se o quão fácil seriam as coisas, assim como se mostra no episodio “Toda a sua historia” de Black Mirror, você teria como ver seus contatos, seus documentos como CPF, RG, contas e senhas de banco, lembrar-se de pessoas e onde as viu, lembrar de datas de aniversario, tendo tudo em um piscar de olhos, literalmente e assim como obter lembranças, elas também poderiam ser apagadas com a mesma facilidade, te deixando com “paginas” em branco na sua vida. Mas existem as coisas ruins de ter esse pequeno apetrecho sob a pele, ele é um via de mão dupla, assim como você tem acesso a ele, o governo também tem. Sabendo assim o que você fez, onde esteve e para a entrada em certos lugares, isso teria que ser checado. E as brigas de casal se tornam piores, pois agora, pode-se repetir varias vezes aquela lembrança para seu parceiro simplesmente lançando-a na TV smart da sala de jantar.

Fonte: Google Imagens

Observando mais as novidades tencnologicas que incluem lentes de realidade aumentada no mundo atual, temos a Google que hoje já tem duas pantentes de lentes, mas essas são para fins cirurgicos. A mais conhecida delas seria um chip injetavel no globo ocular. O dispositivo não tem data de lançamento, porém para quem quiser o novo produto futuramente, seria necessario uma cirurgia para retirada do cristalino dos olhos ( lente natural dos olhos), colocaria -se o chip, um em cada olho, e no final recolocaria tudo no lugar novamente.

Essa lente da Google tem como objetivo principal a correção de problemas na visão como, catarata, miopia, presbiopia, mas ela não faria apenas isso, a Google diz que com essas lentes, o usuario poderia tirar fotos e gravar qualquer cena de sua vida, ver o mapa de sua cidade atual, observar estrelas sem a ajuda de um telescopio, utilizar as redes sociais ao mesmo tempo que convera com pessoas em tempo real, ou seja, bem parecido com o episodio da serie e isso não esta tão longe do nosso dia a dia.

Mas como sempre, não seria tudo um mar de rosas, segundo alguns oftalmologistas elas podem ser prejudiciais em algumas formas.

“Se você está andando com seus óculos especiais, a imagem projetada nas lentes pode mascarar sua visão central e periférica. E se as imagens estiverem ampliadas ou se movimentando, você pode ficar com tonturas”, relata o professor Gary Rubin do Instituto de Oftalmologia da Universidade de Londres.

Outro problema é que, para a produção dessas lentes a Google teria que ver como resolver vários problemas, o inicial deles seria encontrar uma forma do wi-fi, bluethoot e gps não causarem algum mal aos olhos. A segunda coisa a se resolver, seria criar uma barreira onde hackers não pudessem invadir, pois assim eles saberiam onde cada usuario esta exatamente e tambem teriam acesso a todos os dados pessoais de quem o utilizar.

Enquanto a Google e a Samsung não encontram uma forma de lançar essas tecnologias, continuamos com a ideia de como poderia ser, ansiosos para o dia que chegar as lojas e a imaginar quais tecnologias vão sair das telas de series futuristas para o mundo real. Até lá ainda precisamos da ajuda do facebook para lembrar dos aniversários e próximos eventos.

Fonte: Youtube

--

--