Likeness

Modelagem 3D é uma área do Design Digital importante para a representação visual simulada de objetos, cenários e personagens.

A computação gráfica possuem diversas áreas, entre elas a modelagem 3D, que é voltada ao projeto de entidades tridimensionais (altura, largura e profundidade), tanto em imagem estática, quanto em movimento, podendo ou não aplicar as ações de interatividade.

Likeness, traduzido para o português significa semelhança. Essa palavra também representa um estilo adotado para modeladores 3D que visa representar uma pessoa copiando os mínimos detalhes dela utilizando o ZBrush, software 3D.

Likeness do Rick Baker feito pelo Kris “Antropus” Costa

Como é citado por Dhiego, há uma busca implacável pelo realismo, esse que pode ser bem representado fazendo o uso de softwares de modelagem 3D. É possível criar personagens, cenários e ambientes que se aproximam o máximo possível da realidade. Esses objetos são criados através de uma malha com numerosos segmentos, que são elaborados por diversas ferramentas e softwares gráficos avançados, para a criação da tridimensionalidade. Apesar de ser algo criado a partir de um computador, o processo possui constantes comparações com a realidade.

Town Road por Mohamed Raof

Em filmes, o 3D é chamado de CGI, que em português significa, Imagens Geradas pelo Computador. Eles são utilizados por facilitar e possuir mais qualidade do que certos processos físicos, além de conseguir reproduzir personificações de cenário, objetos, que não seriam possíveis através de outro método. Proporciona, também, a criação de personagens sem que haja a utilização de atores. Com o passar dos anos essa tecnologia foi se desenvolvendo cada vez mais até alcançar as animações hiper-realistas, que no início gerava uma certa estranheza para o lado do telespectador, porém estão implementando cada vez mais esse realismo.

O likeness junto com o método de Expressividade na iluminação 3D, faz com que seja possível transmitir sensações e sentimentos gerados pelo artista, impactando o leitor fazendo o uso de apenas uma imagem.

.. Ready for it? — Taylor Swift Music Video por Vanni Brighella

Atualmente quem possui um computador, o software do ZBrush e um tablet; é possível alcançar esse nível de realismo, basta esforço, dedicação e muito estudo. Existem aulas de likeness na internet de graça e cursos bem baratos.

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido…

Gustavo Cravetz Marques

Written by

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

More From Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade