Login, be happy

Izabelle Cristine
Tendências Digitais
3 min readNov 24, 2018

--

As redes sociais e os aplicativos para smartphone deixaram de ser somente extras na vida cotidiana e passaram a ser meios de trabalho, estudo, consumo, controle financeiro, saúde, mobilidade e muito mais.

Podemos resolver tudo com a ajuda da internet.

E não por menos, a revista Super Interessante publicou um artigo listando apenas 27 exemplos de aplicativos para smartphone que estão disponíveis para download e a lista é extremamente variada. É possível cooperar com a sustentabilidade, cidadania, meio ambiente e até com o controle de energia do ambiente.

Continuando no quesito aplicativos, existe uma infinidade de opções e para todas as áreas da saúde e todo os tipos de interesses. Esse fato é tanto ótimo quanto preocupante, pois devemos considerar que nem sempre o usuário autodidata se conecta com um conteúdo verídico e isso pode acabar levando à consequências desastrosas.

Ainda assim, os APPs de controle e gerenciamento de hábitos fazem muito sucesso. Artigos como Aplicativos e saúde de Marta Heupa falam mais sobre as pesquisas e interesses dos usuários.

Um exemplo bem conhecido pode ser o Fabulous, um aplicativo de hábitos que engloba diversos aspectos do bem-estar físico e mental do usuário de forma ilustrada e didática.

Prints de tela do aplicativo Fabulous

Já pensando no conteúdo para web, temos o outro grande auxiliar para saúde mental, autocontrole e autoconhecimento: os famigerados vídeos motivacionais, assunto comentado já por João Comassetto em seu artigo Vídeos Motivacionais.

Um dos pontos positivos desses vídeos é que são fáceis de encontrar em plataformas como o youtube e eles abordam todo tipo de problemática que o usuário possa estar sofrendo. Ótimo exemplo disto é o canal Freedom in Thoughts, com mais de 600 mil inscritos e vídeos postados toda a semana, atraem muito à atenção pela variedade de assuntos e pela didática dos vídeos animados utilizando a técnica de motion design.

Print da mainpage do canal Freedom in Thoughts.

Entretanto, a tecnologia em relação à saúde vai muito além das plataformas online para autodidatas.

Já existem inúmeras possibilidades e evoluções da tecnologia médica, incluindo tratamentos por realidade virtual, próteses de órgãos em 3D e, num nível mais acessível, temos a grande melhora do atendimento em hospitais e clínicas graças às adaptações ao digital.

Modelos de prótese 3D de tecido humano.

Como afirma Carol Lima no texto Novas tecnologias na Saúde:

Apesar de serem métodos diferentes nota-se que o objetivo é o mesmo, facilitar e agilizar os processos médicos, trazendo um bem maior para os pacientes e consequentes usuários.

O meio digital vem aperfeiçoando cada vez mais nossos hábitos e alterando nossos processos. Independentemente do problema, quando um método digital consegue ser criado e/ou adaptado à ele, temos soluções mais rápidas, acessíveis e precisas.

Basta apenas decidirmos utilizar essas tecnologias da maneira correta que poderemos tornar nossas vidas e a vida dos outros muito melhor e mais simples!

--

--