Maior Difusão de canais de ciência no youtube

Com o aumento de podcasts científicos (ex: Scicast, Dragões de Garagem) aumenta o publico com interesse científico, assim são criados novos canais de comunicação buscando maior versatilidade (YouTube) onde então acontece a divulgação científica de variados temas, biologia, medicina, astronomia, química, física, etc.

Os canais criados muitas vezes por profissionais na área tema, tem vídeos de duração variada, que podem chegar a mais de 1 hora, onde explicam o tema para um publico que nem sempre tem conhecimento sobre o tema, mas necessita de algo decomposto para poder absorver o conteúdo, tendo em vista que muitas vezes não tem tempo, ou conhecimento, para ler um artigo científico, ou pesquisar sobre o tema.

Nos vídeos os autores estudam sobre o tema a ser explicado, pesquisam, e contam com colaboradores de outras áreas do conhecimento para assim complementar o conteúdo a ser transmitido.

Assim, levando o publico a buscar informações mais precisas sobre as coisas, gerando interesse e abandonando a dita pseudociência. Gerando debates ao redor do tema que muitas vezes eram desinteressantes, começam a ganhar espaço, onde fica mais fácil compreendê-los. Podendo até mesmo fazer com que pessoas busquem seguir carreira científica, influenciando novas gerações.

Identifiquei esta tendência pelo aumento de podcasts científicos e pelos canais já existentes como por exemplo: Pirula, Nerdologia, Eu Ciencia, Drauzio Varella. E pela necessidade de que muitos temas ainda não foram abordados, ou foram abordados de maneira rasa, e necessitam de maior desenvolvimento, onde há pessoas interessadas.

http://www.blogdaciencia.com/7-canais-de-ciencia-para-voce-acompanhar-no-youtube/

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.