MANDA NUDES

Maria Eugenia Raulino
Tendências Digitais
2 min readOct 5, 2016

Acho que e bem comum entre os jovens ouvirem a expressão manda nundes e é o clássico mentira com o fundo de verdade. Tirando essa zoeira é uma pratica recorrente no meu ciclo de amigos no qual se baseia em enviar fotos nuas uns aos outros, com ou não intuito sexual.

Ao tentar entender o porque isso é algo tão forte eu conversei com alguns amigos,idade entre 18–24 anos, para tentar descobrir a motivação entre eles em compartilharem suas intimidades. Acho que o que mais me impressionou o fato de nenhum deles ter medo dessas fotos vazarem, uma vez que nunca manda com a face aparecendo. Outro fato interessante eu achava que eles utilizavam um aplicativo que a foto ficasse só por alguns segundos(snapchat), mas não mandam pelo whatssap(aplicativo de messenger). A maioria manda para alguém que desejam ou tem relações sexuais uma minoria manda só de zoeira para os amigos. Muitos mandam como forma de empoderamento, ou seja, e aceitarem o corpo que tem.

Essa tendencia tem um lado ruim,há muitos casos de exposição de pessoas. As maiores repercussões são nos casos de pessoas famosas. Um exemplo recente o modelo Paulo Zulu no qual o sua foto intima foi postado na rede social Instagram. Segundo ele está exposição esta afetando o emocional como pode ser visto em um depoimento . Manda nudes pode ser prejudicial pra jovens uma vez que é bem complicado para pessoas tão jovens terem seus corpos expostos nas redes sociais.

A folha de São Paulo disponibilizou uma pesquisa sobre essa tendência.

--

--