Marcadores de visualização

Alisson Yamagishi
Tendências Digitais
3 min readNov 20, 2017
Ícone da direita mostra que a mensagem foi visualizada

Já se passou algum tempinho desde que a internet surgiu, e desde então muitas mudanças aconteceram dentro dela, uma delas foi a preocupação da interação da máquina com o homem, chamamos de feedback (Clicou ou não clicou?).

Esse oceano que hoje chamamos de internet é tão vasta, que não conseguimos ver o final dele com os olhos, talvez já tenhamos navegado por essas águas, duas ou três vezes e não tenhamos percebido. E foi pensando nisso que temos o feedback de visualização.

Interface de pesquisa no Google

Desde o começo, os links que foram acessados davam o feedback com fontes roxas para mostrar que o usuário já havia passado por ali em algum momento. Essa ideia de “deixar pegadas” ajudaram a criar os feedback de mensagens, que mostram se o outro usuário já recebeu e visualizou a mensagem.

Resposta do tempo em que a mensagem foi visualizada

Essa mudança na interface de comunicação foi importante para a otimização do tempo pessoal do usuário, e isso gerou um grande impacto no que se diz a respeito de como o homem passou a se relacionar socialmente. Antigamente, era fácil gerar uma desculpa para uma mensagem ignorada, mas após isso, passou se a criar grandes conflitos e acarretou em muitos desinteresses, socialmente falando.

Além dessa resposta (que a pessoa visualizou ou não) nas mensagens de conversa, diversas redes sociais passaram a registrar o histórico de passagem dos outros usuários, como o Instagram.

O Stories do Instagram, assim como o Snapchat, além de registrar quantas e quem visualizou as suas publicações temporárias, ele notifica se alguém tirou printscreen de suas fotos. Essa novidade acaba desencadeando diversos novos comportamentos nos usuários. Mas, quais?

Já parou pra pensar que toda vez que você postar aquela indireta no Storie, você vai ter a certeza que ela chegou nos olhos da pessoa que você quer que veja? haha.

Saber que você não só está sendo visto por alguém mas saber também por quem, acaba alimentando a vontade de frequentar mais ainda a rede social, julgando o fato de que muitas pessoas usam e frequentam essas redes sociais somente pelo egocentrismo.

Obvio, que além disso essa ferramenta serve para os usuários se aproximarem dos seus seguidores.

--

--