Marcar pessoas em publicações

Felipe Carvalho
Tendências Digitais
2 min readNov 27, 2016

Segundo o Facebook, tagging ou marcar é simplesmente criar um hiperlink para o perfil da pessoa. Você consegue marcar alguém ou alguma página, previamente autorizada pelo dono do perfil, simplesmente digitando o nome onde quer que você deseje marcar a pessoa e, instantaneamente, o dono do perfil recebe uma notificação de que alguém o marcou. E o Facebook deixa isso ainda mais simples com o seu algoritmo de reconhecimento o rosto em fotos que os usuários colocam em seus perfis, em que reconhece pessoa que estiver na foto e se deseja marcar ela ou não, por mais que tenha algumas falhas, não deixa de ser um sistema incrível.

O Facebook reconhece um rosto e sugere se você deseja marcar essa pessoa.

As pessoas podem marcar você por diversos motivos, mas, pelo o que pude notar, os usuários do Facebook criam esses hiperlinks para notificar os amigos de algo que eles tenham visto pela rede social, alguma noticia, um vídeo engraçado, o que quer que seja. O ato de marcar o amigo se torna uma forma mais fácil de mostrar a noticia ou o vídeo engraçado de uma forma mais rápida, pois a pessoa simplesmente simplesmente clica na notificação e é direcionada para a postagem.

Uma postagem com diversos comentários com diversos amigos mencionados.

Porém esse sistema de mencionar as pessoas já é bem conhecido fora do Facebook. Sua popularização começou em meados de 2006 com o Twitter, que nasceu como um sistema simples de enviar um tweet ou responder alguém.Para responder alguém você simplesmente digitava “@nomeDoUsuario” (sem espaços) e em seguida a mensagem se transformava em um hiperlink. E considerando que o símbolo “@” em inglês é “at”, que traduzido significa “para” então para enviar uma mensagem no Twitter “para Carlos” simplesmente coloca-se “@carlos”, deixou mais fácil a compreensão do uso sistema de menção no Twitter.

Exemplo de menção no Twitter

Depois do sucesso que foi no Twitter, junto com o uso da hashtag, o uso da arroba para marcar as pessoas se expandiu para vários sistemas de blogs e redes sociais, como o próprio @medium que também permite fazer mentions em nos textos.

Marcar, taggear ou fazer uma menção é nada mais que a evolução do hiperlink, que naquela época revolucionou a internet permitindo uma movimentação mais rápida pela World Wide Web, o tagging permite conectar pessoas e conhecer pessoas do mundo inteiro uma maneira mais rápida e interativa.

--

--