A força do espinafre de Popeye

O Marinheiro Popeye foi um personagem criado em janeiro de 1929 pelo cartunista americano Elzie Crisler Segar. Popeye tem 34 anos de idade (nasceu durante um tufão em Santa Monica, Califórnia), tem o rosto meio deformado, sempre com um olho fechado e com um problema grave de fala. Quando precisa de uma força extra, Popeye come uma lata de espinafre e ganha uma força anormal. Os outros personagens principais são o grande amor do Popeye, a Olivia Palito e seu arqui-inimigo, outro marinheiro chamado Brutus.

Nos quadrinhos, Popeye ganhou sua força ao esfregar a cabeça da galinha Whiffle. Este artifício foi alterado para o espinafre em 1932. O espinafre dava ao Popeye uma força sobre humana quando ele precisava em uma de suas aventuras.

O marinheiro era tão famoso que na época da grande depressão que as vendas de espinafre subiram 33% nos Estados Unidos. E até hoje o Espinafre do “Popeye” ainda é a segunda maior venda de marca de espinafre no país. Os desenhos do Popeye eram tão populares que em 1937, Crystal City, no Texas, ergueu uma estátua oficial do Popeye, marcando a primeira vez na história do mundo que uma cidade ergueu uma estátua em homenagem a um personagem de desenho animado.