A influência de Matrix nos dias atuais

Leandro Patitucci Pierin
Tendências Digitais
2 min readMay 19, 2016

Matrix é uma trilogia (Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions) do gênero ficção científica, dirigido pelas irmãs Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves. Essa obra virou febre na época em que foi lançado (1999, 2002 e 2003), onde os três filmes foram sucesso de bilheteria.

No inicio do século XXI a humanidade celebrava sua invenção, a inteligência artificial, que deu origem a uma raça inteira de máquinas. Em certo momento as máquinas se voltaram contra os humanos e começaram a utilizar a bioeletricidade gerada pelo corpo humano como fonte de alimentação, assim, mantendo os humanos em cápsulas e drenando sua energia. Todos dentro das cápsulas tem seus cérebros ligados a um programa de computador chamado Matrix, que controla os impulsos cerebrais de tal forma que todos acreditam estar vivendo na Terra, durante o ano de 1999. Thomas Anderson (Neo) é uma dessas pessoas, até Morpheus o procurar e o acordar para a realidade acreditando que ele é o “escolhido”, o único capaz de libertar os humanos aprisionados dentro da Matrix e dar um fim na era das máquinas.

Podemos observar diversas tendências de estilo e tecnologia geradas a partir dessa obra. Os pesquisadores do HRL Laboratories, por exemplo, descobriram que quando você usa a estimulação transcraniana, através de uma corrente de impulsos direta, você é capaz de emular experiências de pilotos veteranos em pilotos aprendizes, transformando o processo em um inovador projeto de simulação e treinamento de voos. A simulação de sinapses adquiridas ao longo da vida de um piloto experiente é transferida para alguém que é cru no assunto, a fim de que esse adquira o conhecimento passado, assim, aprende-se muito mais rápido (Link matéria). O mesmo ocorre no filme Matrix, na cena em que ele aprende Kung Fu ou quando a Trinity aprende a pilotar um helicóptero.

Matrix também popularizou o efeito bullet-time. Após a cena em que Neo desvia das balas no primeiro filme da trilogia, esse efeito se tornou mania e foi/ainda é utilizado em vários filmes, aparecendo também em jogos, comerciais e videoclipes.

--

--