Memetização de TUDO

Eric Figueira
Tendências Digitais
4 min readJun 13, 2018

Memes são a forma de expressão mais popular na internet. Os memes começaram como figuras representativas de expressões e sentimentos e estados de identidade, utilizados dentro de uma imagem ou tira humorística que conta alguma piada ou história. Tais memes como “forever alone”, “trollface” e “fap”. Porém esse tipo de meme já está morrendo, pois tudo na internet tem uma vida curta.

meme Forever Alone

Agora existem e são usados novos memes. Essa “evolução” dos memes consiste em utilizar qualquer imagem ou vídeo existente na internet que tenha relativa fama, e usa-lo e modificá-lo para a sua própria tira ou imagem humorística.

Ou seja: na internet, qualquer coisa pode ser um meme. QUALQUER COISA.

Meme com referencia na arte clássica
Meme de Kim Jong-un

Em geral isso pode ser considerado comportamento inofensivo. Porém esse tipo de comportamento as vezes atinge uma esfera que não deveria. Não é segredo para ninguém que passou algum tempo na internet que politica é sempre sujeita a ser memetizada. Porém quando o presidente dos Estados Unidos da América anuncia o potencial começo da terceira guerra mundial com possível envolvimento de armas nucleares contra a Korea do Norte, e a reação mais prolífica na internet é fazer piadas sobre o peso e altura do ditador da Korea do Norte, temos um problema.

Essa memetização da própria realidade em que vivemos causa um desapego da verdade. A Psicologia já diz que comicidade é uma das mais famosas maneiras de cooperar com o desespero e tristeza. E nós como sociedade e comunidade na internet estamos usando memes como maneira de cooperar com nossa realidade JUNTOS.

Jaqueline Garrick diz que o Humor é uma ferramenta terapeutica quando se trata de qualquer tipo de trauma, grande ou pequeno. (GARRICK, Jaqueline - The humor of Trauma survivors, p.170 - 2006). Em seu livro, Jaqueline explica que traumas podem ser representados não somente por grandes eventos de choque ou tristeza, mas também por dias comuns de cansaço e decepção. Esses são os pequenos traumas do dia-a-dia que afetam nosso humor da mesma maneira que um trauma grande, porém em uma proporção bem menor.

Mas não é sempre algo tão drástico assim. Existem situações mais amenas, porém de igual problematização que acontecem todos os dias. Por exemplo, quando o cantor Kanye West apoiou abertamente a campanha política do presidente Trump. Esse assunto foi de muita controvérsia na internet quando aconteceu não muito tempo atrás. Kanye, que é de racialidade negra, mostrou que apoiava as campanhas e ideia do presidente Trump, que é considerado por muitos como sendo racista. Muitos xingaram Kanye por ser racista. Muitos xingaram Trump, por “corromper” um artista adorado por muitos. E no meio de todos, a internet fazia piadas e memes. Sejam eles contra ou a favor. O problema disso é que ninguém nessa situação (que estava fazendo piadas e memes) ajudou nas discussões e diálogos sobre o assunto. Apesar do assunto em questão ser de pouca importância, ele mostrou muitas perguntas e diálogos importantes sobre o racismo. Diálogos que a internet ignorou pois estava ocupada demais fazendo Memes sobre o assunto.

Tweet de Kanye West para o Presidente Trump

Então essa situação é relativamente inofensiva. Mas será que a apatia e a ignorância, e a falta de capacidade de entrar em uma discussão importante não atrapalha a sociedade em geral? Só o tempo dirá qual as repercussões de uma geração que falha em se preocupar com assuntos importantes que ocorrem a sua volta todos os dias.

--

--