Micropoesia — A poesia no Twitter

Priscilla Meiler
Tendências Digitais
2 min readAug 25, 2016

A micropoesia é uma variante de poesia, em um formato muito menor do que o habitual. Por essa limitação de tamanho, ou caracteres, o meio mais usado para a criação e divulgação dessa arte é o twitter, que permite no máximo 140 caracteres.

Não importa se é apenas para exercitar a capacidade de escrever, ou se para realmente fazer arte. O fato é que a micropoesia está entrando como forma de expressão, e como “uma versão moderna do Haiku”, como coloca a diretora artística do Festival de poesia de Ledbury, Chloe Garner. Essa associação parece fácil de ser feita, afinal o haiku, poesia japonesa constituida por 17 silabas, separadas em 3 frases, não é uma poesia longa também. A diferença está, principalmente, na falta de tantas regras. O haiku deve ser 5 sílabas na primeira frase, 7 sílabas na segunda frase, e 5 sílabas novamente na terceira frase. Já a micropoesia, as frases não possuem esse limite de silabas ou até mesmo limite de frases. Apenas limite de caracteres.

Exemplos de micropoesia no twitter.

Esse meio também serve como uma forma de treinar o cérebro, pois não é tão fácil como parece escrever em apenas 140 caracteres, e muitas vezes é necessário pensar sobre o que está escrito, trocar palavras e mudar frases para que alcance o que o escritor quer passar, sem passar do limite de caracteres. O desafio fica ainda mais difícil ao tentar escrever com exatamente 140 caracteres.

Claro que junto com a arte de escrever poesia no twitter, também surgiram sites que ironizam essa forma de escrever, analisando os tweets de um usuário, e montando uma poesia a partir disso. O poetweet é um desses sites. Claro que muitas vezes as poesias não fazem sentido, pois são um apanhado de frases em ordens aleatórias. Mas há quem diga que o site faz um resumo bem aproximado da persona, ou seja, de personalidade de cada um pela internet.

Exemplo de poesia criada a partir do site Poetweet.

Claro que esses sites não são destinados a fazer micropoesia de verdade. Mas a verdade é que, talvez seja algo para explorar, mesmo depois de criar micropoesias, levando em conta a possibilidade de fazer novas micropoesias, misturando frases de outras, já feitas. Na minha opinião é algo ainda para ser explorado, como uma nova forma de criar.

--

--