Moe

Vítor Cit
Tendências Digitais
3 min readJun 15, 2018

--

A indústria do anime, hoje, é bastante voltada à ideia de criar um vínculo emocional forte entre a audiência e seus personagens, como é descrito neste artigo. Produções tentam criar, através de diversas técnicas, sentimentos de afeto, por vezes até românticos, por um personagem. O resultado que estúdios e produtoras de anime tentam alcançar através disso é não apenas maior adesão por parte da audiência, mas também maiores vendas de “merchandise” como posteres, pelúcias e figuras de ação. Os criadores buscam, então, gerar maior dedicação do público à produção.

Figura de anime de Shiro, uma personagem Moe

Esta tendência se torna evidente quando analisamos a crescente presença de “fanservice” no mercado, evidenciada neste artigo. A sexualização de personagens é uma das maneiras como produtores de anime buscam criar esse vínculo entre o produto e a audiência.

“Moe” é a gíria japonesa usada para descrever os sentimentos de afeto que um espectador pode desenvolver por um personagem principalmente oriundo de jogos digitais, anime ou mangá. Personagens Moe são geralmente do gênero feminino e invocam uma ideia de “fofura”. Um tema comum é que essas personagens passam a ideia de que precisam de proteção.

A ideia de Moe se manifesta atualmente no estilo artístico empregado em diversas produções pertinentes às diversas mídias japonesas já citadas. Este estílo artístico remete ao conceito de fofura inerente ao arquétipo. Algumas características do estilo são: cores e sombras suaves, linhas curvas com poucas quebras súbitas, traço leve e delicado, olhos grandes e redondos, narizes pouco pronunciados, cabelo com pouco volume e boca localizada baixo na face.

Shinobu, de Bakemonogatari. Diversas características do arquétipo podem ser observadas na personagem.

Diversos outros exemplos podem ser observados nos artigos citados anteriormente, como Hatsune Miku (Vocaloid), Takanashi Sora (Papa no Iukoto wo Kikinasai) e Ayanami Rei (Neon Genesis Evangelion).

Da esquerda para a direita: Hatsune Miku, Takanashi Sora e Ayanami Rei

Notam-se nas personagens apresentadas acima, diversas das características de estilo citadas, com destaque para o tamanho e posição dos olhos, nariz e boca.

O exemplo mais interessante entre estes é o de Ayanami Rei. Neon Genesis Evangelion é consideravelmente mais antigo do que as fontes das outras personagens citadas. Na década de 90, quando foi lançado, diversas destas características estilísticas não eram comuns no meio. É possível, tendo em vista a grande popularidade do anime, considerar que Neon Genesis Evangelion foi pioneiro na definição do estilo atual de Moe, mesmo não sendo essa a sua proposta.

Neon Genesis Evangelion também serve para ilustrar o quanto criar vínculos emocionais entre público e personagens é efetivo em manter a relevância de um produto com o passar dos anos. Até hoje, 22 anos após o seu lançamento, o anime permanece relevante, e continua a vender merchandise, em sua maioria relacionado às duas heroínas principais : Soryu Asuka e Ayanami Rei.

Fontes:

--

--