Moedas digitais

Priscilla Meiler
Tendências Digitais
2 min readSep 30, 2016

Uma tendência que eu acredito que pode vir a surgir no futuro, e que já vêm sendo discutidas na série Mr. Robot, são as moedas digitais, ou BitCoin. A ideia é que as grandes companhias e bancos irão perder o monopólio sobre o nosso dinheiro, e cada um, através do seu próprio computador e banco de dados, seria responsável por armazenar seus próprios dados e valores.

O dinheiro físico, como conhecemos, por bancos e grandes companhias, tem problemas emergentes, como a “facilidade” de serem hackeados por estarem todos centralizados(que é o ponto principal da série). Outros problemas que valem ser citados são a exclusão de possíveis usuários, que não podem fazer parte por não terem dinheiro suficiente para ter uma conta no banco, e também a demora na transferência por contas físicas. A tecnologia de blockchain, possibilita a transferência de moedas digitais de modo instantâneo, pois apenas muda o “dono”do dinheiro, sem precisar de toda a parte burocrática de um banco.

Mas há uma forma de não precisar do intermédio dessas empresas para cuidarmos do que é nosso. Que possamos através do nosso próprio computador, salvar, transferir, comprar e vender valores, como música, arte, e, porque não, dinheiro.

Foi pensando nisso que em 2008, Satoshi Nakamoto, criou uma moeda digital, que ele chamou de Bitcoin. A princípio, você pode começar comprando com dinheiro físico, aceitando pagamentos em bitcoin ou então através de mining.

Já existem usuários de BitCoin, e estabelecimentos que aceitam a moeda. Gustavo Zorze é um deles. Ele aceita pagamentos com BitCoin, e mesmo que ainda não existam muitos clientes que pagam com BitCoin, ele reconhece a facilidade do processo. Ele diz que “As moedas digitais estão vindo para facilitar e dar mais segurança, e tem grandes chances de serem uma importante tendência.”

“É algo bem mais simples do que cartões, pois não existe ‘maquina de passar BitCoin’, qualquer computador pode fazer, e por causa disso, eu não preciso pagar taxa nenhuma para poder aceitar BitCoins.”

Gustavo admite que gostaria de poder trocar as formas de pagamento do seu estabelecimento para apenas dinheiro e BitCoin, mas ainda é difícil, pois as pessoas ainda estão na “Era do cartão de crédito e débito”.

--

--