Monetização via mídias digitais

Thaby Cardoso
Tendências Digitais
3 min readJun 9, 2016

Por causa do meu canal (no Youtube), fui roteirista e diretor da Globo, produzi e dirigi programas pro MultiShow e claro, com meus amigos tive a chance de criar o canal Porta dos Fundos. Tudo isso só foi possível com o YouTube. Sou fruto do Youtube e devo absolutamente tudo a ele. E não só isso… Também sei que qualquer um pode crescer dentro dele. (Ian Raul Samarão Brandão Fernandes, Fundador do Porta dos Fundos; r7; 2013.)

Com o avanço da tecnologia e a implementação de mídias digitais e sociais diversas, muitos foram os que se adaptaram para poder fazer parte de uma tendência que apenas tende a crescer. Youtube, Twitch, Ustream, DeviantArt, Facebook e entre outras, são mídias que se tornaram de extrema importância para a sobrevivência de muitos que estão transferindo o seu tempo e sacrificaram seu emprego tradicional para gerar conteúdo e “trabalhar” para a internet, garantindo o sustento com base no público alcançado.

Pelo fato do público na internet ser muito diverso, muitas formas de ganhar dinheiro são possíveis, seja direta ou indiretamente. A produção de vídeo é uma forma comum utilizada atualmente. Geralmente é criada uma equipe para a produção de um material profissional, o que garante o sustendo de mais pessoas de uma só forma, sendo possível abordar diversos assuntos por conta da variedade de público que pode ter acesso, e isso traz um retorno de acordo com o número de pessoas alcançadas.

Como relatado no artigo de Naudima Pintor: “A Internet trouxe novas possibilidades e transformou o cidadão comum num verdadeiro produtor de informação, muitas vezes equiparado a um jornalista. Os streamers valorizam sobretudo a natureza e a importância da informação. (…) Há uma diversidade de conteúdos sendo disseminados por diferentes plataformas e com variedade de interesses (e um mesmo objetivo de informar pessoas curiosas e ou entretê-las de acordo com sua busca de conteúdo). É uma tendência o aumento de polos de informações e a busca especifica dos internautas pelo conteúdo desejado (e não só o conteúdo vir até elas).”, a internet tem sido usada como uma plataforma fundamental também para, além dos criadores de conteúdo, àqueles que possuem interesse em aprender e buscar um conteúdo específico. Por conta disso, o ensino presencial também foi transferido para um ensino através das mídias, seja ele abordando algo simples quanto avançado. Muitas pessoas buscam aprender de forma rápida e eficaz, e buscam isso através da internet e certas mídias. Marta Heupa mencionaAtualmente a internet é a ferramenta mais forte quando a questão é pesquisa e ensino. Ele pode sanar diversos tipos de dúvidas para variados públicos, já que seus conteúdos vão de como encher seu colchão, aulas avançadas e artigos científicos.”.

Considerando que produção de material online se tornou algo em massa, independente de qual assunto seja, tem levado muitos conteúdos importantes e de qualidade a se esconderem atrás da massiva informação que recebemos diariamente. Apesar de ser uma forma de sustento considerada utópica, torna-se cada vez mais difícil tanto quanto criar conteúdos de qualidade, quanto receber conteúdos de qualidade e de nosso interesse, por conta da necessidade urgente que muitos sentem em criar material em massa com o objetivo de ganhar cada vez mais e viver disso.

--

--