Mundo digital como facilitadora de estudos

Leandro Patitucci Pierin
Tendências Digitais
2 min readJun 14, 2016

Com o advento da internet e de novas tecnologias, muitas coisas que tinham um acesso mais “difícil” ficaram mais acessíveis, dentre elas a busca pela informação. Antigamente o único meio de estudar era indo atras de livros, revistas, enciclopédias e com encontros presenciais. Hoje em dia com apenas um clique podemos ver vídeo-aulas/tutoriais, acessar blogs para aprender uma matéria específica e dependendo da sua área de atuação postar seu trabalho na web para obter feedback de milhares de pessoas.

Um bom exemplo é o texto Pinterest como ferramenta de estudo de desenho e ilustração da Larissa Prado, que fala basicamente como os usuários do Pinterest criaram voluntariamente uma “biblioteca” com diversos painéis com materiais didáticos e referencia para o estudo de desenho e coisas correlacionadas.

A internet trouxe consigo a democratização do acesso a conteúdos antes só vistos em bibliotecas ou em edições raras escondidas nas estantes das casas das pessoas.

Além de painel de inspiração, o Pinterest está lotado de paineis de referencia e de materiais didáticos para estudo de desenho, ilustração, pintura, etc[…]

Outro exemplo é o texto do Guilherme Müller “Youtube como ferramenta de aprendizado” , onde ele fala sobre o Youtube como uma ferramenta onde todos podem aprender e compartilhar seu conhecimento independente de qual seja.

O YouTube, chamada “TV” da internet, começou a ter mais conteúdo educativo graças a sua facilidade de uso, e o fato de ter dois tipos distintos de usuário: Aqueles com conhecimento específico e vontade de compartilha-lo, e aqueles com interesse em aprender mais sobre um determinado assunto.

Com as redes sociais também é possível criar grupos com os amigos (ou entrar em grupos já existentes) para debater sobre o assunto e compartilhar materiais.

--

--