Interação em redes sociais

Fellipe Correa
Tendências Digitais
4 min readNov 21, 2018

Com a popularização da internet, as redes sociais surgem como uma nova forma de entretenimento, se tornando parte do cotidiano popular, a acessibilidade e a forma como a internet chegou as pessoas moldou as interfaces e suas interações ao longo dos anos.

As redes sociais começaram a ter seus primeiros passos por volta dos anos 2000, por conta do aumento significativo de computadores no trabalho e em casas, esse cenário ainda um pouco primitivo configuravam interfaces mais rudimentares que permitiam postar fotos com poucas possibilidades de interações. O Fotolog é um exemplo dessa era emergente, possuía a possibilidade de apenas postar fotos, seguir as publicações e comentar.

Interface do Fotolog

A partir de 2004, ainda em um cenário de internet doméstica, outra Orkut começa a ganhar destaque, com uma interface que possibilita novas formas de interação entre os usuários, dessa forma as possibilidades aumentaram para personalizar os perfis pessoais, criar e seguir comunidades de gostos em comum, publicar fotos, deixar recados a amigos entre outras formas de interações possíveis graças a uma interface mais elaborada. Mais tarde, dentro do próprio Orkut houve uma sofisticação das interfaces abrangendo novas interações como jogos e área de bate-papo e a possibilidade de postagem em gif. Muito popular entre os internautas brasileiros o Orkut por alguns anos sustentou-se bem até a chegada de seu sucessor o Facebook.

Interface Orkut

A rede social criada por Mark Zuckerberg surge trazendo um momento de transição para a internet, onde os smartphones começam a ganhar espaço e a migração do Orkut para o facebook começa acontecer. Esse novo cenário configura a necessidade de adaptações na interface para novos dispositivos, visto que as interações passariam a ser feitas pelos dispositivos móveis.

Com a popularização dos smartphones, o acesso em massa da internet e a tecnologia touch screen as interfaces das redes sociais se tornaram cada vez mais sofisticadas e modernas trazendo novas possibilidades de interações. Um exemplo disso é o Instagram, que veio com uma proposta semelhante ao Fotolog mas que revolucionou a sua interface de acordo com o cenário massivo de uso popular da funcionalidade “Stories”, trazendo novas formas de interação como enquetes, perguntas, enquetes de intensidade, entre outros.

Novas formas de interação — Instagram

Hoje, podemos dizer que vivemos em um cenário de corrida por novas formas de interagir com as redes sociais, o famoso curtir e compartilhar como meios de interações na interface digital estão ficando em segundo plano frente a outras possibilidades que tem surgido como a do Instagram ou até mesmo as novas formas de utilizar o gif no Facebook ou usar os reactions como votação ou vídeos em 360.

Nesse contexto de inovação, percebe-se uma tendência com um potencial gigantesco para uma nova forma de interação com a interface, estão sendo chamados de posts 3D. Em pensar que chegamos ao ponto de poder interferir na interface apenas com o movimento do smartphone ou com o scroll do mouse é surpreendente! Isso já era visto com o efeito paralaxe que dava uma falsa impressão 3D, mas nada parecido com esse nível de interação em uma timeline com a utilização de imagens 3D ou próprio objetos, desenhos, etc! Sem dúvida essa é uma janela para futuras interfaces que suportem interações mais sofisticadas com essa tendência emergente.

Analisando uma possibilidade futura, como os padres de interface por comando de voz se comportariam nessa nova realidade? Como seria uma interface com interações sonoras nos posts? Onde o post sofreria modificações com determinadas palavras. Como essas novas interações se comportariam no cenário social? São perguntas que só o tempo nos mostrará.

--

--