Novo público-alvo de animações: jovens adultos

Gabriele Eichel
Tendências Digitais
3 min readJun 3, 2016
Over the Garden Wall, uma minissérie adorada por muitos adultos.

Muitos fãs de anime ou de animações adultas, ao serem confrontados sobre seus hobbies, dirão: “A animação que eu assisto não é o tipo para crianças! Elas são diferentes!” , isso porque o público fã de animações sofre preconceito por gostar de uma arte considerada por muitos como “infantil”.

Isso porque, até recentemente, desenhos infantis eram principalmente propagandas glorificadas de brinquedos, com arte ruim e histórias piores ainda. Portanto, um adulto provavelmente não se interessaria por elas.

Porém, cada vez mais adultos estão se interessando pelas tais animações feitas principalmente para o público infantil — feitas para famílias. Isso porque elas tem sido feitas com uma qualidade cada vez melhor,principalmente em termos de narrativa. Hoje os desenhos falam de temas mais adultos, possuem maior profundidade, nuance, detalhe.

Isso porque muitos dos novos criadores de animações seriadas de hoje eram fãs, quando crianças e adolescentes, das primeiras animações com este nível de qualidade, como por exemplo My Life as a Teenage Robot ou Invader Zim, e a influência dessas séries pode ser sentida atualmente em muitos shows.

Inclusive, não é incomum esses criadores estarem no Tumblr ou Twitter, compartilhando artes, curtindo trabalhos dos fãs, respondendo perguntas.

Fanarts no Tumblr, e o Twitter de uma artista de storyboard

Uma simples olhada no Tumblr ou no Deviantart confirma o fato. Milhares de ilustrações e memes feitos sobre os desenhos favoritos desses jovens adultos. Alguns até criam canais no YouTube onde fazem reviews da qualidade das músicas, animação, e roteiro. Outros preferem discutir essas coisas nas redes sociais.

É nessas redes que crescem as famosas fandoms, onde fãs de uma série compartilham e criam conteúdo sobre as mesmas. As fandoms são responsáveis por grande parte dessa tendência, pois permitem que o fã se sinta como parte de um grupo, e incentivam a criação de trabalhos inspirados na obra original.

O youtuber PIEGUYRULZ disserta sobre os roteiros de Bob Esponja.

E aos poucos a animação “infantil” passa a ser considerado “para todos os públicos”. E as empresas já estão tomando nota disso — a Riachuelo já tem roupas adultas de Hora de Aventura, a Cartoon Network está fazendo teasers mais adultos, adultos compraram muitos McLanches Feliz para ganhar brinquedos de desenhos animados, e também lotam eventos sobre os cartoons.

Promo do desenho Steven Universe, que possui muitos fãs adultos, é feito com um tom mais sombrio e de tensão.

O preconceito contra os desenhos animados infantis está acabando, e as grandes empresas estão começando a notar esse público e fazer produtos baratos e fáceis de encontrar para estes fãs, enquanto as produtoras de desenhos estão começando a investir mais em desenhos do tipo.

Para os fãs de seriados e animações, o futuro parece brilhante.

--

--